Liberato quer continuidade de assistência médica do Ipsep O deputado Roberto Liberato (PFL) manifestou sua preocupação com as atividades previdenciárias do IPSEP e a prestação de saúde aos seus segurados, pois um projeto de lei do Executivo vincula o órgão à Secretaria de Administração e à Reforma do Estado, que ficará responsável por essa função.
O deputado adiantou que a medida implicará mudança na sua estrutura, passando a denominar-se Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, e há receio dos servidores sobre a possibilidade de não ter assistência médica da instituição, atendimento com que conta o servidor e que é bem melhor em comparação com o do Sistema Único de Saúde.
De acordo com o parlamentar, apesar do funcionalismo público não ter reajuste salarial há cinco anos e de ter sido aumentada a alíquota de contribuição, o servidor público continua sendo bem atendido no Hospital dos Servidores Estaduais e nas agências regionais do IPSEP existentes no interior do Estado.
Liberato citou como exemplo a agência de Caruaru, que executa um trabalho importante para os servidores, e expressou a crença de que as outras agências regionais prestam bons serviços aos segurados, que agora temem uma mudança brusca nos procedimentos de atendimento médico pelo IPSEP.
Diante da possibilidade, o parlamentar dirigiu apelo ao governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), ao Secretário de Administração, Maurício Romão, e ao Presidente do IPSEP, Nilo Oliveira, para que as mudanças no órgão não prejudiquem aqueles que dependem da assistência médica do Estado. (Nagib Jorge Neto)