Interdição do Ihene será debatida na Assembléia

Em 27/05/2000 - 00:05
-A A+

Interdição do Ihene será debatida na Assembléia Na próxima quinta-feira (dia 1º), às 10h, no auditório da Assembléia Legislativa, a Comissão de Saúde vai realizar um amplo debate sobre a interdição do Instituto de Hemoterapia do Nordeste (Ihene). Os deputados convidaram para o encontro o secretário estadual de Saúde, Guilherme Robalinho, e os diretores do Ihene e do Hemope para esclarecer dúvidas sobre a interdição, que aconteceu devido a suspeita de transfusão de sangue com tipo diferente do solicitado.

“Precisamos participar de forma efetiva dessa discussão para que a Comissão de Saúde contribua para esclarecer estes acidentes e reuna subsídios para propor leis que melhorem a situação”, destacou o vice-presidente da Comissão, deputado Ulisses Tenório (PSDB). “Não podemos nos omitir diante desta situação”, completou o presidente da comissão, deputado Jorge Gomes (PSB).

Agentes Os deputados da Comissão receberam esta semana uma representação dos 1.100 agentes comunitários de saúde e 120 guardas de endemias que prestam serviços à Prefeitura do Recife.

Eles vieram pedir apoio para situação que classificam como injusta. Os agentes e guardas estão vinculados à cooperativa Coopersaúde, apenas para não criar vínculos com a PCR.

Da Coopersaúde os funcionários disseram não saber de nada. Garantiram que não são convocados para participar de assembléias, nem tomam conhecimento da prestação de contas da entidade, que recebe dinheiro do Ministério da Saúde, através da PCR.

As informações colhidas pelos deputados serão apresentadas segunda-feira(29), às 11h, numa reunião extraordinária conjunta das comissões de Defesa da Cidadania e de Saúde. (Pedro Marins)