CPI do Narcotráfico tem encontro com TJ e MP Amanhã, Comissão vai tomar oito depoimentos A CPI do Narcotráfico e da Pistolagem faz duas importantes visitas no dia de hoje. Às 10h, os deputados vão até o procurador geral de Justiça do Estado, Romero Andrade. Logo em seguida, os integrantes da CPI conversam com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nildo Nery dos Santos. De acordo com os parlamentares, serão tratados nas duas reuniões “assuntos da maior importância para a continuidade dos trabalhos da Comissão”.
Ontem, os deputados integrantes da Comissão decidiram ainda agendar novos depoimentos para amanhã e quinta-feira. Serão 12 depoimentos no total: Alexandre Alves, Severino Alves Júnior (Júnior da Carne) e Marcílio Bezerra, presos por tráfico de cocaína; o soldado PM Ronaldo; o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, Luiz dos Passos; delegados Esdras Marques e Fernando Costa; o candidato a prefeito de Águas Belas Numeriano Martins, irmão do prefeito de Itaíba, Caudiano Martins; Fernando Martins, primo de Numeriano.
Além destes, haverá dois depoimentos reservados.
O trabalho de cruzamento de informações e análise de documentos terá continuidade durante esta semana. Na próxima, os deputados devem seguir para o município de Caruaru, com o objetivo de obter, através de novos depoimentos e diligências, informações para complementar o trabalho feito em Garanhuns.
Depois será a vez do Sertão receber a visita da CPI. Está programada a instalação dos trabalhos no município de Serra Talhada.
Para um melhor acompanhamento do tema, os deputados integrantes da Comissão dividiram o trabalho em duas sub-relatorias: a de Narcotráfico e a de Pistolagem, que estão sob a responsabilidade dos deputados Fernando Lupa (PSDB) e Antônio Moraes (PSDB), respectivamente.
Em pouco mais de um mês de atividades, a CPI do Narcotráfico e da Pistolagem já ouviu 48 depoimentos, entre os quais mais de 20 pessoas tiveram os sigilos fiscal, telefônico e bancário quebrados. Acusado de porte ilegal de armas e falsa identificação de veículo oficial, o prefeito de Itaíba, Claudiano Ferreira Martins, foi preso em flagrante, assim como o filho do ex-prefeito de Agrestina, Cláudio Damasceno, Filipo Damasceno, que recebeu também um pedido de prisão temporária por falso testemunho. Foram ainda solicitados outros pedidos de prisão, incluindo o da vereadora do município de Palmares, Tereza Josino Branes(PSDB), que se encontra foragida, juntamente com um pedido de cassação de mandato. (Ana Lúcia Lins/Marconi Glauco)