Romário quer tratamento diferenciado do Governo Federal para Pernambuco O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Romário Dias (PFL), cobrou do Governo Federal “um tratamento diferenciado e relevante para Pernambuco, que nos coloque novamente em pé de igualdade com outras unidades da Federação”. O parlamentar solicitou ações efetivas direcionadas para a vocação econômica do Estado na área de comércio e de serviços.
Segundo ele, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o vice-presidente da República, Marco Maciel (PFL), precisam de maior apoio do Governo Federal para atrair investimentos para o Estado. “Defendo, como parlamentar, o desenvolvimento integrado, o estímulo, o apoio fiscal e creditício aos novos empreendimentos na área de prestação de serviços, estimulando também os pólos econômicos agrícolas, minerais e industriais”, observou o deputado.
Ao defender o ramo de serviços, Romário Dias citou a tradição vigente desde os tempos do Brasil-colônia, quando a capitania de Pernambuco destacou-se como a mais promissora, através do comércio e dos serviços no Porto do Recife. “Em nosso Estado foram fincadas as bases da então incipiente indústria colonial, com a implantação de engenhos produtores de açúcar e pela implementação da monocultura da cana”, completou.
O deputado fez, ainda, uma análise da estrutura das diversas regiões do Estado, citando as dificuldades enfrentadas em cada uma delas e o inchaço populacional que atingiu a área litorânea, em especial a capital.
Por outro lado, o líder governista comentou que em Pernambuco está instalado um dos principais pólos médicos do país, um pólo de informática e todo um potencial turístico ainda pouco explorado. “O investimento em infra-estrutura, o treinamento de pessoal, uma política sanitária e de segurança poderão ajudar a nossa combalida economia”, assinalou Romário Dias. (Ana Lúcia Lins)