Antônio Moraes defende mudança de nome da BR-232 A BR 232 poderá denominar-se Rodovia Luiz Gonzaga, num reconhecimento muito justo ao cantor e compositor que criou com talento e visão, algumas das mais importantes páginas do cancioneiro popular.
Essa homenagem foi defendida ontem pelo deputado Antônio Moraes (PSDB), ao reverenciar a memória do grande artista que sem dúvida tornou-se uma figura imortal na história da música regional. “Ele teve sempre os pés fincados na nossa cultura e nos nossos costumes, refletindo em sua música o drama da seca, a paisagem do sertão, o retirante, o homem lutador e desassistido que sempre marcou o nordestino”, alinhou o parlamentar.
O parlamentar fez referência ao artigo do coronel Fred Bérgamo, hoje presidente do Centro de Tradições de Pernambuco, propondo que fosse oficialmente batizada de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, a BR-232. A matéria foi publicada no Jornal do Commercio e o autor lembrava que os cariocas deram o nome de Antônio Carlos Jobim ao Aeroporto Internacional do Galeão.” Embora não possa o Poder Legislativo pernambucano tomar tal iniciativa porquanto as BR’s são vias federais, creio que o Governo Federal, através de iniciativa do Congresso, será sensível a esse pleito”, esclarece Moraes.
Ele adiantou inclusive haver ventilado o assunto com o deputado federal Sérgio Guerra, sentindo imediata receptividade à proposição. “Já disse que nós pernambucanos não somos justos com nossos ídolos, tanto que nomes como Capiba, Nelson Ferreira, Alcides Leão, João Santiago e Antônio Maria não são lembrados pelas novas gerações. Espero que Gonzaga, tido como mestre de inúmeros cantores e compositores, terá seu nome perpetuado numa das nossas mais importantes rodovias”, concluiu Antônio Moraes. (Antônio Azevedo)