Garibaldi Gurgel ressalta importância de Comissão

Em 04/05/2000 - 00:05
-A A+

Garibaldi Gurgel ressalta importância de Comissão A iniciativa de criar a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Medicamentos foi relevada pelo deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), que a considera bastante importante porquanto se trata de questão “de interesse público e de caráter emergencial face aos abusos cometidos pelo setor”.

Na condição de vice-presidente da CPI, ele chamou a atenção da Assembléia Legislativa para vários aspectos que serão abordados durante os três meses estimados para os trabalhos, enfatizando a questão dos preços. Deputado e médico, conhece bem o drama da população brasileira, submetida ao crime organizado que age desde o roubo de cargas de remédios, à falsificação, superfaturamento na compra de materiais e outros graves problemas.

“Mesmo com os aumentos abusivos o povo continua precisando dos remédios, pois são consumidos por necessidade e não por opção”, esclarece o parlamentar, comparando que noutros países há um poder de compra organizado, figurando como maior comprador de medicamentos o governo, como ocorre na Inglaterra; ou os planos de saúde impõem-se como o maior comprador, a exemplo dos Estados Unidos.

“A verdade é que no Brasil a indústria farmacêutica tem o poder de determinar os preços de seus produtos”, reclama Garibaldi Gurgel, apontando esse fato como o principal abuso a que a sociedade brasileira é submetida.

Em termos de medicamentos genéricos, é taxativo: “Há um boicote promovido pelos grandes laboratórios”. Daí o deputado peemedebista considerar fundamental a destinação de recursos necessários para o Lafepe aumentar sua produção, criando um mercado competitivo. “É evidente que esta CPI não se aterá à questão dos preços”, adverte o vice-presidente, alinhando que outros assuntos muitos importantes serão alvo de debates, sendo das mais relevantes “a questão da falsificação de medicamentos, produzidos clandestinamente, acrescentando-se a isso o roubo de cargas apontando para o envolvimento de diversos setores e também as compras governamentais irregulares, provocando enormes desperdícios e prejuízos aos cofres públicos”.

Finalizando, o deputado Garibaldi Gurgel protestou que pessoas estejam morrendo por não conseguir comprar remédios ou por ingerir produtos falsificados: “Tenho certeza de que essa CPI se empenhará na busca de resultados conclusivos, dando à sociedade a resposta que ela há muito espera”. (Antônio Azevedo)