Comissão de Saúde pede informações sobre gastos de 99 A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa decidiu, após ouvir os argumentos de representantes das entidades médicas do Estado, fazer um pedido de informações ao Governo Estadual sobre a arrecadação e os gastos com saúde em 1999 e neste ano. Os deputados, sob a presidência de Jorge Gomes (PSB), resolveram também agilizar a implantação da Frente Parlamentar Estadual de Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Roberto Tenório, e o presidente do Sindicato dos Médicos (Simepe), Ricardo Paiva, entregaram um documento à Comissão sobre “a situação crítica dos hospitais da rede pública e as condições salariais dos médicos”. “Houve um aumento de R$ 16 milhões na verba repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à Secretaria Estadual de Saúde. Porém, os hospitais públicos continuam com carência de medicamentos e material e insuficiência de recursos humanos. Portanto, precisamos saber efetivamente o que foi repassado pelo SUS e como foi gasto”, justificou Paiva.
Segundo ele, as entidades médicas têm constatado a situação dos hospitais através de visitas periódicas.
“Se houve esse aumento, por que a situação continua tão ruim assim?”, ingadou o deputado Garibaldi Gurgel (PMDB). “Desta forma, só nos resta requerer isso (composição de arrecadação e gastos) da Secretaria de Saúde”, completou. O presidente da Comissão fez questão de ressaltar que o problema não era político- partidário. “Aqui na Comissão, temos o princípio de separar a questão partidária dos problemas com a saúde no Estado”, atestou Jorge Gomes. Com relação à implantação da Frente Parlamentar, ele adiantou que não haverá problema. “Já estamos tomando todas as providências para que a instalação ocorra o mais rápido possível”, informou.
Medicamentos O deputado Sérgio Leite (PT) informou que a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Medicamentos será instalada oficialmente na próxima terça- feira (02), às 10h, na Assembléia Legislativa. “Após isto, alguns parlamentares da Comissão vão até Brasília para apanhar toda a documentação da CPI Nacional”, acrescentou. (Marconi Glauco)