Geraldo Coelho faz relato da sua viagem aos Estados Unidos

Em 28/04/2000 - 00:04
-A A+

Geraldo Coelho faz relato da sua viagem aos Estados Unidos Licenciado para viagem aos Estados Unidos, o deputado Geraldo Coelho (PFL) reassumiu ontem sua cadeira na Assembléia Legislativa, fazendo no Plenário um depoimento sobre o que pode observar na condição de empresário e turista.

Cumprindo programação de visita a Nova Orleans, na Luisiana, em Dallas, no Texas e em Las Vegas, Nevada, revelou haver feito idêntico roteiro há 15 anos passados. Não contendo admiração pelo progresso nessas cidades visitadas, revelou que nenhum marco daquela época poderia mais servir como referência: “O crescimento havido nesse espaço de tempo é como se as realizações tivessem acontecido em um prazo de 50 anos”.

Em Nova Orleans, Coelho testemunhou um grande evento musical, festival de jazz, com afluência turística e convergência muito grande de todos os estados vizinhos. “Cada rua era um cenário festivo do folclore local e cada bar se transformava anum centro de reminiscências da música regional de todas as épocas”. Percorrendo o Estado de Louisiana de norte e sul, observou que essa unidade é considerada a mais pobre da União, sendo no entanto literalmente cortada por auto-estradas, recebendo investimentos na área de piscicultura e dispondo de grandes espaços voltados para esportes de toda natureza, como caça, pesca, jogos, “tudo muito bem estruturado e sem qualquer indicativo de pobreza”. Luisiana tem extensa área muito fértil na região banhada pelo rio Mississipi, propícia para o cultivo da cana de açúcar e do algodão.

Quanto ao Texas, famoso pela pecuária e pelo petróleo, também se destaca pela alta tecnologia na medicina, despontando Houston como seu principal pólo médico.

“Em Dallas – conta Geraldo Coelho – o Hotel Cristal Palace chama a atenção do turista.

Uma construção de muita beleza, requinte e originalidade. Toda em material translúcido, possibilita a visão de parques, jardins, monumentos e de grande parte da cidade”.

Ele anotou que Las Vegas recebe diariamente 400 mil turistas, dispondo de 350 mil leitos de hotéis, embora sua população seja apenas um milhão de habitantes.

Ali pôde assistir show dos tenores Luciano Pavarotti, Plácido Domingos e José Carrera. Em termos de universidade, o governo destinou 183 milhões de dólares para, em três anos, serem aplicados em tecnologia e barateamento dos custos da mensalidade. A barragem Hoover Dam tem uma parece de concreto de 200 metros de altura. Em suma: “Os EUA são inegavelmente a primeira grande potência mundial, classificando-se em disparada para a segunda”. (A A)