Comissão poderá investigar merenda Mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito CPI, poderá ser formada na Assembléia, desta vez para proceder investigação e apuração de irregularidades nos contratos de prestação de serviços envolvendo fornecimento de merenda escolar e ações sociais em municípios pernambucanos.
A proposição é da deputada Malba Lucena (PPB), baseando-se em denúncias do Fantástico, da Rede Globo, feitas no domingo passado. A Globo indicou que empresas como a Companhia Nacional de Abastecimento Conab, adquirem os produtos alimentícios de grupos descomprometidos com a saúde e o desenvolvimento nutricional da população.
Ela reclama que os alimentos não têm como bem mostrou a televisão os componentes nutricionais que diz possuir, no rótulo ou no contrato de prestação de serviços para o fornecimento:” O leite possui apenas cor de leite, a sopa de galinha nada tem de galinha, produtos apresentando corantes e aroma artificial, sem nenhum requisito, mesmo o mínimo, gorduras e proteinas que garantam ao aluno ou a comunidade, suporte nutricional compatível com as necessidades orgânicas de nosso povo”.
Na condição de integrante da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, Malba preocupa-se com “a situação precária dos estudantes da rede pública estadual e municipal”, decidindo propor a CPI da Merenda Escolar, apontando inclusive que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes contratou sem licitação a Conab para fornecimento de alimentos. (Antônio Azevedo)