Lula Cabral quer feras bem longe dos circos

Em 13/04/2000 - 00:04
-A A+

Lula Cabral quer feras bem longe dos circos Odeputado Lula Cabral (PFL) apresentou projeto ontem, na Assembléia Legislativa, segundo o qual fica proibido em todo o Estado a utilização de animais ferozes em espetáculos públicos de qualquer natureza, especialmente os circenses e teatrais, tendo em vista a tragédia no Circo Vostok, em Jaboatão dos Guararapes, quando um leão trucidou uma criança diante de milhares de pessoas.

Nos termos do projeto, a Secretaria de Defesa Social, através das Polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, fica incumbida de adotar medidas preventivas e repressivas visando o cumprimento da lei, sendo que as pessoas físicas e jurídicas, promotoras de espetáculos públicos, têm de informar sobre os tipos de animais domésticos que pretendem utilizar em seus eventos.

De acordo com o deputado Lula Cabral, a lei visa evitar tragédias como a que vitimou o menor José Miguel Fonseca Júnior, que chocou a sociedade, teve repercussão nacional e internacional. O episódio lamentável – afirmou – comprova a conclusão de especialistas, segundo a qual ” um animal feroz, por mais domesticado que seja, jamais perderá o seu instinto selvagem, podendo a qualquer momento atacar qualquer pessoa ou outro animal.” Lula Cabral assegurou que o episódio do último domingo, no Circo Vostok, confirma essa teoria, pois os leões, aparentemente domesticados, atacaram e matar o menor, sendo que os policiais presentes no local tiveram de sacrificar quatro felinos para impedir que o garoto fosse completamente devorado. Daí a necessidade da proibição, pois os espetáculos circenses, por sua beleza, tradição milenar, podem continuar utilizando animais domésticos, sem riscos para o público. (Nagib Jorge Neto)