Uchôa diz que importações de coco são irregulares

Em 12/04/2000 - 00:04
-A A+

Uchôa diz que importações de coco são irregulares O deputado Guilherme Uchôa (PMDB) denunciou ontem na Assembléia Legislativa uma série de irregularidades que vêm ocorrendo nas importações de coco e seus derivados.

O parlamentar afirmou que a denúncia partiu do Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil, que apresentou “farta documentação, contendo provas inequívocas embasadas em dados oficias e dossiês idôneos”.

“Repasso à tribuna desta Casa a prática perversa que vem ocorrendo na importação do fruto pela importância da atividade, que emprega milhares de pessoas no País, sem contar que se trata de uma cultura predominantemente nordestina”, afirmou Uchôa. O deputado alertou para o fato de ser a importação do produto “altamente nociva à economia brasileira”. “Para cada mil toneladas de coco ralado importado, sete mil e duzentos trabalhadores na cadeia produtiva perdem seus empregos”, informou.

Para Guilherme Uchôa, é inaceitável que “essas importações perniciosas” continuem, já que, segundo ele, houve, após a queda de produção em 1989, uma recuperação do setor no País. “Por isto mesmo, foi iniciada uma investigação pela a Asbracoco com o objetivo de esclarecer o sistema compensatório dos subsídios dados às importações, com prejuízo para a iniciativa nacional”, revelou. Ele lembrou que as alegações dos produtores nacionais foram “qualificadas de justas por uma Corte Internacional”.

“Os produtores de coco não defendem uma reserva de mercado, mas uma situação justa, o cumprimento da legislação específica já existente, o respeito e a obediência às normas vigentes”, ponderou Uchôa. “O relatório-denúncia que chegou às nossas mãos exige respostas imediatas e esclarecedoras das autoridades governamentais”, completou. (Marconi Glauco)