AL homenageia JC e Folha de Pernambuco

Em 11/04/2000 - 00:04
-A A+

AL homenageia JC e Folha de Pernambuco A Assembléia Legislativa homenageou ontem ao Jornal do Commercio e ao Folha de Pernambuco, atendendo requerimento do Deputado José Aglailson, que exaltou na ocasião a liberdade de imprensa como uma conquista da sociedade brasileira e destacou o papel dos dois veículos como formadores de opinião e a responsabilidade dos profissionais, que demonstram um louvável senso de discernimento na veiculação de informações.

Na abertura da sessão, Lula Cabral, 3º Secretário da Assembléia, no exercício da Presidência, elogiou a imprensa do Estado, que mantém uma tradição de defesa da democracia. e os anseios de liberdade e conquistas sociais. Adiantou que ocupa uma posição de vanguarda no país, integrada na luta por mudanças. Lula Cabral ressaltou o esforço de evolução, renovação, do Jornal do Commercio, que completa 81 anos fiel aos ideais de liberdade e progresso do Estado e que sempre foi um veículo comprometido com as idéias democráticas, progressistas, ações ousadas e essenciais ao nosso crescimento. Daí destacou a posição pioneira do JC, que vem desde sua fundação , e que prossegue com o trabalho do empresário João Carlos Paes Mendonça, que investe na modernização do jornal.

Cabral registrou a contribuição da Folha , que surgiu para enriquecer a imprensa do Estado e vem ajudando na divulgação dos fatos, na reflexão sobre os problemas da população. A Folha conseguiu – afirmou – ser uma opção, que ampliou o mercado de trabalho, a informação, de forma que sua existência é parte também da busca de mudança, crescimento, que sempre motivou as lutas do nosso povo por liberdade de imprensa e democracia.

Aglailson ressaltou que os veículos, os profissionais, diariamente são bombardeados com informações e têm a dura tarefa de selecionar os dados relevantes, visando elaborar as matérias com equilíbrio, isenção, lisura. Ele parabenizou o Superintendente do JC,. Eduardo Lemos, representado no ato pelo editor geral, Sr. Ivanildo Sampaio, e o Presidente da Folha, Sr. Eduardo de Queiroz Monteiro, representado pelos Srs. Eduardo Morais, Henrique Barbosa e Paulo Pugliesi.

O editor geral do JC, Ivanildo Sampaio, assegurou a preocupação da empresa em manter sintonia com a comunidade, em busca de transparência dos poderes e uma sociedade melhor. Afirmou que o jornal trabalha para consolidar a democracia e assim persegue um jornalismo isento, democrático, aberto e acolhendo todas as correntes de opinião.

Em nome da Folha, Paulo Pugliesi destacou os avanços conseguidos pelo jornal em apenas dois anos de atividade, com conquista de espaço junto à comunidade. Ele agradeceu a homenagem e ressaltou que o ato reunia dois grandes jornais, que buscam contribuir para manter a população bem informada. (N J N)