Depoimento à CPI dos Combustíveis iniciam hoje Romildo Leite, do SindCombustíveis, será o primeiro a depor AComissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis da Assembléia Legislativa já tem uma agenda pronta para iniciar as investigações sobre sonegação fiscal no setor em Pernambuco. Os depoimentos começam hoje, às 10h, quando os deputados vão ouvir o presidente do SindCombustíveis, Romildo Leite.
Na próxima semana, a CPI vai ouvir os representantes do Sindicato Nacional dos Combustíveis (Sindcom); Agência Nacional de Petróleo; Junta Comercial (Jucepe); Sindaçucar; e diretores da Secretaria da Fazenda. De acordo com o presidente da CPI, deputado Augusto Coutinho (PFL), o trabalho inicial será de apuração geral. “Depois disto, começaremos a especificar”, salientou.
Coutinho não descartou a convocação de novos depoimentos, inclusive de representantes das distribuidoras de combustíveis. Segundo ele, as informações da Jucepe são consideradas como fundamentais pela CPI. “Existem muitas empresas fantasmas nesse setor”, lembrou.
A CPI também contará, a partir de hoje, com as informações do dossiê da Sefaz sobre as liminares concedidas pela Justiça, além da relação de débitos e as certidões negativas das distribuidoras. “Teremos ainda duas linhas telefônicas, a partir da próxima semana, para denúncias da população”, acrescentou Augusto Coutinho.
Ele confirmou que os integrantes da CPI vão visitar o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. “Estamos recebendo todo o apoio da Fazenda. Pediremos também a colaboração do TJ e do MP. Este é um trabalho conjunto,para acabar com as enormes perdas que o Estado vem tendo”. (Marconi Glauco)