Secretário expõe ações da Defesa Social na AL

Em 29/03/2000 - 00:03
-A A+

Secretário expõe ações da Defesa Social na AL O Secretário da Defesa Social, coronel Iran Pereira, expôs ontem, na Assembléia Legislativa, as ações que vem desenvolvendo para melhorar o desempenho do setor de segurança no Estado e as limitações que enfrenta no combate à violência, à criminalidade, pois há carência de recursos, insuficiência de pessoal e equipamentos.

De acordo com o coronel Iran Pereira, as medidas adotadas vem produzindo efeitos positivos, reflexo do esforço de integração das policias militar, civil, do Corpo de Bombeiros, que atuam de forma unificada e assim ajudam a mudar o quadro no Estado, vencendo as dificuldades para adequar as ações de prevenção e repressão.

O coronel Iran Pereira adiantou que há necessidade de ampliar o quadro na Polícia Militar, que conta com 17 800 homens, na Polícia Civil, que dispõe de 3 900 homens, e no Corpo de Bombeiros, que conta com um efetivo de pouco mais de 2 mil homens. No total, o setor tem 24 500 servidores, quando o ideal seria de 34 mil.

Ainda de acordo com o secretário Iran Pereira, a unificação das ações vem favorecendo o desempenho da área de segurança, mas de imediato seria importante reforçar o quadro da Polícia Militar, que necessita de mais 9 mil homens, a Polícia Civil, que precisa de mais 4 mil, e também o Corpo de Bombeiros, que teria de dobrar o seu efetivo.

O secretário Iran Pereira adiantou que ampliação do quadro, a capacitação, treinamento, reciclagem, melhoria da remuneração, são fundamentais para executar os programas Patrulha Escolar, Apoio ao Turista, Apoio a Fiscalização Fazendária, Direitos do Cidadão, Reforma Agrária, em que a polícia atua com limitações.

Nesse sentido, defendeu a necessidade de melhorar as delegacias, as condições do Grupo de Operações Especiais, e desenvolver os programas de Atendimento à Criança e ao Adolescente, implantar o Núcleo de Polícia Comunitária, o Rádio Patrulhamento Aéreo, o Complexo de Polícia Científica em Caruaru, o programa de Preservação da Mata Atlântica, a ampliação do Moto-Policiamento e a colocação de viaturas em todos os Municipios do Estado.

Ao finalizar sua exposição, o coronel Iran Pereira reafirmou sua crença na integração e unficação de ações, na politica de valorização do policial – bem armado, equipado e com salário digno –, e na contribuição de todos, na união, trabalho e compromisso com a causa pública, que será decisiva na construção de um sistema de segurança eficaz, próximo do ideal.

O líder do Governo, deputado Romário Dias, ressaltou ontem, na Assembléia Legislativa, as medidas adotadas pelo governador Jarbas Vasconcelos na área de segurança, assegurando que vêm produzindo efeitos positivos em todo o Estado, com redução da violência, apesar das dificuldades inerentes ao setor.

Romário Dias assegurou que o governo Jarbas vem mudando a história de Pernambuco e que, num período de um ano e tres meses, vem conseguindo êxitos em várias áreas, sendo que na questão da segurança os efeitos são evidentes, com as ações desenvolvidas pelo secretário da Defesa Social, coronel Iran Pereira, e os integrantes de sua equipe.

Romário Dias lembrou a preocupação do Governo do Estado de manter um contato direto com os vários segmentos da sociedade, sendo exemplo disto o debate com o secretário José Arlindo, do Desenvolvimento Social, e com o coronel Iran Pereira, que estava na Assembléia para fazer uma exposição do trabalho desenvolvido e informar aos parlamentares sobre os problemas de sua pasta.

De acordo com o parlamentar, outros secretários de Estado virão para debates, esclarecimentos, com o Poder Legislativo, de sorte que não será necessário pedir informações, pois a orientação do Governo do Estado é manter contato frequente, direto, com os representantes do povo, favorecendo a junção de esforços e a solução dos problemas de Pernambuco. (Nagib Jorge Neto)