CPI vai investigar desvios no Fundef Através de uma “iniciativa de caráter suprapartidário”, a Assembléia Legislativa deve instalar nos próximos dias uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de desvio na aplicação das verbas oriundas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) em vários municípios pernambucanos.
A informação é do autor do requerimento, deputado Paulo Rubem, que já conseguiu as assinaturas necessárias para a implantação da CPI.
“Lamentavelmente, as irregularidades e distorções encontradas são muitas. Desde 1998 que nós temos recorrido ao Tribunal de Contas do Estado para denunciar o desvio dos recursos do Fundef pelos Executivos municipais. Felizmente, agora poderemos ir a fundo nesse problema”, apontou Santiago.
De acordo ele, a questão do mau uso das verbas do Fundo é nacional. “O próprio TCU já acionou o Ministério da Educação sobre o problema. É, sem dúvida, um dos maiores escândalos de má aplicação do dinheiro público em todo o País”, opinou.
“O que nós queremos com a CPI é sair em defesa do magistério, do ensino público e da aplicação correta das verbas do Fundef”, completou. (Marconi Glauco)