AL lança frente em prol da universidade O movimento nacional em defesa da universidade pública e gratuita conquistou o apoio da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Nessa segunda-feira (27), às 15h, a AL promove uma sessão especial para marcar o lançamento da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Universidade Pública. O ato contará com a presença do deputado federal Pedro Wilson (PT-GO), presidente da frente parlamentar nacional criada, ano passado, na Câmara Federal.
No Legislativo Estadual, a maioria dos 49 deputados já se engajou na luta pelo ensino superior público. Segundo a vice-presidente da Associação Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes), Maria Auxiliadora Campos, essa mobilização que agora chega ao parlamento foi iniciada nas próprias universidades.
No Estado, esse debate começou a ganhar espaço na Assembléia no ano passado, com as mudanças propostas na estrutura da Universidade de Pernambuco.
“Os parlamentares começaram a se sensibilizar com a questão porque vêm a universidade como um patrimônio público a ser preservado”, declarou Auxiliadora Campos. Conforme adiantou, o grande embate que se trava hoje na Câmara dos Deputados é pela inclusão de verbas para as universidades no Orçamento Geral da União. Os parlamentares federais já tiraram de pauta projeto que alterava o artigo 207 da Constituição Federal, relativo à autonomia universitária. (Simone Franco)