Romário quer novo ministério

Em 17/03/2000 - 00:03
-A A+

Romário quer novo ministério A unificação do aparelho policial do País conta com o apoio do líder do Governo na Assembléia Legislativa de Pernambuco, deputado Romário Dias (PFL), que defende a criação do Ministério da Segurança Pública. “No que diz respeito à segurança pública, é necessário que o Governo Federal atente para uma reformulação profunda e urgente na forma, no modelo e na estrutura da máquina policial do País, com prioridade absoluta”, sustenta.

Romário Dias reconhece que a reformulação do sistema de segurança pública depende de alterações na Constituição Federal. Admite, ainda, a existência de profundas resistências, principalmente de natureza corporativa, mas garante que as mudanças são reclamadas pela população, já que o modelo em funcionamento no País “esgotou-se e está defasado”.

Defesa – Sua proposta é que os sistemas, as diretrizes e ações das atividades policiais sejam unificados em todo o Brasil, tanto em nível federal como estadual. Dias também prevê funções bem definidas para as polícias militar e civil. Enquanto a corporação fardada seria direcionada para o policiamento ostensivo, preventivo e de repressão ao crime, os componentes civis seriam integrados no processo de polícia judiciária, com atuação junto ao Ministério Público.

Em Pernambuco, o projeto idealizado por Romário Dias foi colocado em prática com a criação da Secretaria de Defesa Social, “onde já estão sendo colhidos bons frutos, com o trabalho integrado e comando único de segurança”. Na opinião do pefelista, o povo não quer saber se o policiamento é feito por militares ou civis. “Quer é conviver em paz e segurança, com plena confiança num organismo policial moderno, que tenha sua atuação baseada em métodos atualizados”, completou (Simone Franco)