Em Pauta

Em 14/03/2000 - 00:03
-A A+

Em Pauta Gregório A deputada Luciana Santos (PC do B) festejou ontem, na Assembléia Legislativa, o centenário de nascimento de Gregório Bezerra, uma legenda da luta popular em Pernambuco e um exemplo de coragem cívica, de instinto revolucionário, de patriotismo, que sempre se dedicou com desprendimento à luta do povo. Ela exaltou a sua simplicidade afetuosa, a sua retidão de caráter, que marcaram sua vida e militância de velho combatente.

Luciana Santos citou a síntese feita pelo poeta Ferreira Gullar – um homem de ferro e de flor – expressão feliz para definir sua luta pelo socialismo, na qual foi revolucionário em 1935, deputado constituinte em 1946, organizador do povo trabalhador na zona canavieira, altivo resistente ao Estado Novo e à ditadura militar implantada em 1964.

A parlamentar comunista ressaltou que as homenagens a Gregório Bezerra assumem um significado maior neste instante da vida nacional, pois é enorme a ofensiva, no terreno das idéias, contra a causa do socialismo, em depreciação à necessidade do Partido Comunista e à opção militante: Gregório tinha um lado, um partido e uma causa – por isso lutou a vida toda.

Luciana Santos lembrou a carta de Gregório aos advogados que o defendiam em 1967, na qual expõe sua opção: “Com quase vinte anos de prisão na minha vida de revolucionário, não tenho o direito de pensar somente em mim. Aos que se colocam acima da vida individual, devotados ao bem comum, é bom que se lembrem daqueles versos maravilhosos de Frei Caneca: Entre Marília e a Pátria/ Coloquei meu coração/ A Pátria roubou-me todo/ Marília que chore em vão”.

Daí observou que cresceu, neste final de século, um individualismo exacerbado, que nega a possibilidade da justiça social e da solidariedade, diante do qual muitos se deixaram abater, outros resistiram,. e na trincheira de resistência Gregório Bezerra é um exemplo de militância marcado pela dignidade e pela coerência.

Presente O deputado João Braga (PSDB) fez ontem um registro do aniversário da cidade do Recife, que completou 463 anos no dia 12 março. O parlamentar fez um breve histórico do município, lembrando os problemas historicamente causados à população pela falta de saneamento. “Quem sabe no próximo ano o povo recifense possa comemorar esta data com um moderno sistema de esgoto sanitário implantado na cidade. Seria um belo presente para o Recife. É preciso apenas sensibilidade dos governantes”, apontou . Segundo ele, para cada real aplicado em saneamento, três são economizados com saúde pública.

Candidatura O deputado João Paulo (PT) condenou ontem, na Assembléia Legislativa, as manobras eleitorais que visam retirar da disputa pela Prefeitura do Recife a candidatura do PSDB. As articulações – segundo a imprensa – estariam baseadas em troca de cargos, em vantagens, fatos que o parlamentar considerou inaceitáveis no processo político.

João Paulo ressaltou que após tantos anos de luta pela democracia, contra o poder das oligarquias, era de se esperar que tais expedientes estivessem extintos, ou quando muito restritos aos grotões.