Comissão terá encontro com parlamentares da Argentina Deputados da Comissão de Assuntos Internacionais discutirão assuntos comuns aos povos argentino e brasileiro A Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa estará realizando, ainda no primeiro semestre deste ano, um encontro reunindo representantes do Parlamento Nordestino e dos cinco Estados do Sul da Argentina. Em pauta, os pontos em comum que unem os parlamentares brasileiros e argentinos, além das dificuldades enfrentadas pela distância do centro do Mercosul.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB), a reunião poderá ser realizada em Pernambuco ou em outro Estado do Nordeste, nos próximos meses. A decisão sairá após contatos com os representantes argentinos e com integrantes do Parlamento Nordestino.
O deputado Bruno Araújo também avaliou positivamente a atuação da Comissão de Assuntos Internacionais, instalada no ano passado. “Desenvolvemos uma série de ações, a exemplo das gestões junto ao Itamaraty (com a intervenção do vice-presidente Marco Maciel) para reivindicar o título de Patrimônio Natural da Humanidade para Fernando de Noronha”, lembrou. Nesse sentido, representantes da Unesco estiveram, no último mês de fevereiro, visitando o arquipélago para colher dados que servirão de subsídios para o parecer final sobre o título. Na ocasião, os técnicos informaram que o resultado sairá até o final deste ano.
O presidente da Comissão de Assuntos Internacionais citou, ainda, em sua avaliação, as relações estabelecidas com parlamentares de outros países, como dos Estados Unidos (Flórida e Virgínia) e do Canadá. “Recebemos também a visita de autoridades internacionais, da Itália, Japão, França, Tunísia, Albânia, entre outros países”, comentou o deputado assinalando que outros Estados já seguem o modelo da Assembléia Legislativa de Pernambuco e estão criando, em suas localidades, comissões de Assuntos Internacionais. (Ana Lúcia Lins)