Negromonte ressalta tranqüilidade do Carnaval Após classificar o Carnaval 2000 como um dos mais grandiosos da história de Pernambuco, o líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado João Negromonte, enalteceu o clima de tranqüilidade e segurança que acolheu os foliões nos principais pólos de animação do Estado. “Quem foi ao Bairro do Recife ou a Olinda não assistiu a cenas de violência, mas à presença constante e educada da polícia”, atestou.
Negromonte contestou críticas lançadas pelo deputado Sérgio Leite (PT) ao esquema de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social. Apesar de reconhecer o aumento no número de policiais e viaturas em ronda durante o Carnaval, o parlamentar petista condenou a divulgação do saldo de feridos e mortos só na quarta-feira de Cinzas e a discordância entre o número de homicídios anunciado pelo Governo do Estado e o constante dos registros do IML.
“É importante que se divulgue o combate à criminalidade, mas sem encobrir a realidade e criar fantasias na população”, reclamou Leite. O líder peemedebista considerou as críticas do deputado petista como uma reação “de quem quer tirar dividendo com a morte dos outros e mostrar índices inexistentes”. “Basta ouvir a população para ver que a polícia estava presente para garantir a integridade dos foliões”, acrescentou.
Para o deputado Sebastião Rufino (PFL), as diferenças nos índices de homicídios podem ser revistas, já que a fundamental segurança aos foliões foi garantida pelo Estado. Pela magnitude do carnaval pernambucano, o deputado Hélio Urquisa (PMDB) admite alguma deficiência no esquema de policiamento, cobrando a conscientização e o empenho da população para que se mantenha o brilho da festa.
As palavras de Negromonte foram reforçadas pelo depoimento do deputado Pedro Eurico (PSB), que vinha circulando pelos pólos de animação desde a semana pré- carnavalesca e testemunhou a existência de um policiamento efetivo nas ruas.
“Não dizer isso soa falso, demagógico”, emendou.
O deputado Diniz Cavalcanti (PMDB), em aparte, elogiou o clima de animação, entusiasmo, que observou no Recife antigo, em Boa Viagem, Olinda, com o povo na rua, brincando, de forma ordeira.
João Braga também comentou que o carnaval deste ano foi alegre, sem violência, sem nada de tumulto, confusão. Acidentes, mortes, acontecem observou mas o que predominou foi a expontaneidade da festa, as agremiações tradicionais, com o povo se divertindo. (Simone Franco/Nagib Jorge Neto)