Romário Dias aponta avanços na segurança

Em 01/03/2000 - 00:03
-A A+

Romário Dias aponta avanços na segurança Apesar de reconhecer que a escalada da violência tem sido tema e desafio de governos de todos os países, não sendo fenômeno de Pernambuco nem do Brasil, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Romário Dias (PFL), afirma que as ações do governo Jarbas Vasconcelos começam a apresentar resultados, apontando para queda nas estatísticas do crime.

Ele qualifica de “muito eficaz” a atuação da polícia, fazendo-se presente em todos os recantos do Estado. “O governador Jarbas Vasconcelos encarou o problema da violência como uma questão de Estado, criando a Secretaria de Defesa Social como um passo à frente no combate a esse flagelo que aflige a sociedade,” define Romário Dias. Entre as ações da Defesa Social para enfrentamento da marginalidade destacam-se os Núcleos de Segurança Comunitária, o motopatrulhamento, a Blitz de Segurança Integrada – BSI, as plataformas de observação do trânsito, a dinamização do policiamento.

O líder governista realça ainda as ações integradas entre as polícias Civil e Militar, “representando um resgate dos compromissos de campanha do governador Jarbas Vasconcelos”. Em resultado, o coronel Iran Pereira, secretário da Defesa Social, implanta em definitivo um novo modelo de Polícia, “voltada para a integração com o cidadão e promovendo novas experiências que se constituem numa evolução na luta contra a violência”.

O parlamentar acentua que muitos programas de combate à violência vêm sendo tentados, embora com resultados frustrantes, diante das “históricas” carências de recursos e quadros “adestrados e experientes”. Romário Dias ainda lembra outras deficiências crônicas, como o desaparelhamento das polícias, a ineficiência do sistema judiciário, além de imperfeições da legislação repressiva. (Antônio Azevedo)