Eudo Magalhães alerta para lista de remédios

Em 29/02/2000 - 00:02
-A A+

Eudo Magalhães alerta para lista de remédios O deputado Eudo Magalhães (PFL) fez um alerta sobre o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas – uma espécie de “Bíblia dos Remédios'” – por ser uma publicação “bastante incompleta”. Segundo o parlamentar, o jornal Folha de São Paulo já havia alertado a população sobre o problema. A preocupação de Eudo é com as conseqüências de medicações incorretas feitas para os pacientes.

“Na publicação, o verbete de 25 dos 44 remédios mais vendidos no Brasil não têm nenhuma referência aos seus efeitos colaterais. Imaginando a situação dos médicos do interior, que utilizam o dicionário como fonte de informação na hora da prescrição médica, vemos o problema que pode ser causado à população”, apontou o deputado pefelista. Segundo pesquisa da UFPE, 52% dos médicos consultam o dicionário.

Eudo Magalhães explicou que as informações são publicadas mediante pagamento dos fabricantes dos remédios. “Se a indústria não pagar, o produto sai escrito de forma resumida. Assim, os médicos não vão saber os efeitos colaterais nem qual o comportamento do produto quando associado a outras substâncias. Isso é preocupante.

A indústria médica tem divulgado aquilo que lhe interessa, transformando a saúde do povo brasileiro num jogo sinistro de interesses capitalistas”, opinou.

(Marconi Glauco)