Rufino recebe apoio dos parlamentares

Em 23/02/2000 - 00:02
-A A+

Rufino recebe apoio dos parlamentares Em meio a elogios, testemunhos de solidariedade, o deputado Sebastião Rufino (PFL) comentou ontem, na Assembléia Legislativa, notícia publicada no Diário de Pernambuco na qual se afirma que na sua gestão na Casa, como 1º Secretário, teriam sido alugados imóveis com preços acima dos praticados pelo mercado, tanto que foram reduzidos na atual gestão.

Num tom calmo, tranqüilo, o parlamentar estranhou o teor do noticiário, sua intenção de distorcer os fatos, esclarecendo que na época, na legislatura passada, tomou decisões de acordo com a Mesa Diretora, de forma que não era um ato seu, isolado, mas reflexo de uma posição do colegiado, que foi correta e de acordo com os interesses do Poder Legislativo.

O deputado Sebastião Rufino adiantou que a decisão de alugar um dos imóveis era da Mesa anterior, na gestão do deputado Pedro Eurico, quando não houve acordo entre a Casa e o proprietário do imóvel. Depois de um ano – afirmou – a Assembléia decidiu alugar o imóvel, no valor de RS 15 mil mensais, o mesmo valor que havia sido proposto na gestão anterior.

Sebastião Rufino lembrou então que a versão do jornal, diante dos fatos, devia ser considerada venenosa, até porque a redução que ocorreu, este ano, reflete a oscilação comum no mercado de imóveis, de venda ou aluguel, que depende da oferta, da demanda. Em seguida alinhou que os seus atos, da Mesa Diretora, foram pautados por seriedade e tendo em vista as necessidades do poder.

Nessa linha de pensamento, o deputado Gilberto Marques Paulo (PFL) destacou a conduta do deputado Sebastião Rufino, sempre correta, equilibrada, e lamentou que tenha sido vítima de uma profunda injustiça, de uma notícia maldosa, uma aleivosia. Marques Paulo expressou sua tristeza com o episódio, pois a imprensa deve abordar os fatos com transparência, equilíbrio.

O deputado Manoel Ferreira (PPB) também solidarizou-se com Sebastião Rufino, taxando a versão do jornal de calúnia de uma pessoa mal informada, além de evocar sua condição de corretor de imóveis, assegurando que o mercado oscila com freqüência, sendo natural a variação de preços. Daí afirmou que Sebastião Rufino sempre agiu com lisura e a imprensa deve respeitar sua atuação como parlamentar e homem público.

Roberto Liberato (PFL) destacou em seguida a atuação de Sebastião Rufino no Detran, onde tomou decisões de forma correta e de acordo com o colegiado, enquanto o deputado Gulherme Uchoa defendeu os atos praticados por Rufino como membro da Mesa Diretora, pois foram marcados pela seriedade, honradez e defesa da Casa.

Na mesma linha, os deputados Antonio Mariano, João Negromonte, Romário Dias, Antonio Moraes, Diniz Cavalcanti, Geraldo Melo e Bruno Araujo defenderam a atuação de Sebastião Rufino, sua conduta honrada, que são marcas de sua vida pública. O líder do Governo, Romário Dias, acentuou que a imprensa, na sua missão de informar, não deve limitar-se a denegrir o Poder Legislativo, pois ele é a garantia de defesa das liberdades. da democracia. Diniz Cavalcanti, por sua vez, questionou a imprensa por deixar de noticiar aspectos positivos dos trabalhos do Legislativo, enquanto confere realce a fatos que não ajudam a democracia.

O líder do PMDB, João Negromonte, assegurou que assinaria qualquer dos atos praticados por Sebastião Rufino, tendo em vista sua história política, sua vida pessoal, e os deputados Antonio Moraes, Geraldo Melo e Bruno Araujo destacaram sua atuação na Assembléia, ampliando os espaços da Casa e modernizando sua estrutura. Sebastião Rufino incorporou os apartes e expressou sua satisfação com os elogios e o esclarecimento dos fatos. (Nagib Jorge Neto)