Eudo alerta para o risco dos remédios genéricos no Brasil O deputado Eudo Magalhães (PFL) comentou ontem, na Assembléia Legislativa, as dúvidas que vem gerando a chamada Lei dos Genéricos, os riscos de confusão para o consumidor, pois há a possibilidade de ser induzido a levar um medicamento similar como se fosse genérico, risco que é maior entre nós tendo em vista o hábito da compra de medicamentos sem receita.
Eudo Magalhães adiantou que há necessidade de esclarecer que o medicamento genérico é um similar, mas nem todo similar é genérico, ou seja, aquele que foi submetido a testes, comprovando sua equivalência. Assim, de acordo com a Lei, apenas o farmacêutico poderá oferecer ao consumidor um genérico em substituição ao receitado pelo médico.
Nesse aspecto, lembrou q ue as farmácias são fiscalizadas também pelos municípios, que dependem da Vigilância Sanitária, por sua vez encarregada dessa tarefa, isto é, um papel importante no processo, sendo necessário redobrar a fiscalização para evitar que os usuários de medicamentos sejam confundidos e prejudicados.
Ao finalizar, Eudo Magalhães defendeu a necessidade de ficar alerta para que não se prejudique a credibilidade da Lei dos Genéricos, que finalmente é uma vitória do povo brasileiro contra os interesses capitalistas das multinacionais farmacêuticas. (Nagib Jorge Neto)