Romário Dias destaca importância da venda da Celpe Na abertura dos trabalhos legislativos, só dois parlamentares ocuparam a tribuna. Os deputados Romário Dias (PFL) e Ranilson Ramos (PPS) fizeram seus pronunciamentos representando as bancadas do governo e da oposição, respectivamente. Os outros discursos foram feitos pelo secretário estadual Dorany Sampaio e pelo presidente em exercício da AL, Bruno Araújo.
O líder do Governo, Romário Dias, saudou os colegas e falou das expectativas para a sessão legislativa iniciada ontem. “Neste momento, Pernambuco está voltado para o leilão da Celpe. E com toda razão. Temos certeza que os recursos vão ser utilizados em obras estruturadores no Estado, como já garantiu o governador”, assegurou. O parlamentar citou a BR-232, a conclusão da Transnordestina e a transposição do São Francisco como exemplos do que “será feito no Estado”.
Com relação às eleições municipais deste ano, Romário pediu aos parlamentares envolvidos em disputas municipais para que as divergências locais “não tenham ressonância aqui na AL”. Ele aproveitou para elogiar a deputada Luciana Santos (PC do B) pela iniciativa do projeto de pagamento de indenizações aos militantes políticos vítimas do regime militar de 1964. “Não podemos deixar de lembrar também que a proposta só se tornou realidade pelo trabalho dos deputados da bancada governista junto ao Poder Executivo”, ressaltou.
Ele confirmou que está, juntamente com o líder do PT, Sérgio Leite, articulando uma comissão parlamentar para sugerir ao presidente do TJ a reabertura das comarcas desativadas no interior do Estado. “Não podemos deixar esses municípios sem juiz de Direito num período eleitoral”, afirmou.
Oposição O líder do PPS, Ranilson Ramos, sugeriu que haja equilíbrio, serenidade e entendimento entre os parlamentares, de forma que os debates resultem em ações positivas.Pernambuco.
Ranilson adiantou que o Governo do Estado, com a entrada de recursos oriundos da venda da Celpe, certamente vai dispor de meios para atacar as deficiências na área de saúde, educação, segurança e habitação. A sua expectativa, portanto, é que o Governo avance e cumpra tais objetivos no curso do mandato.
Nesse aspecto, o parlamentar lembrou que a ação do Governo, no ano passado, concentrou esforços na reforma do Estado, na alteração da estrutura de órgãos da administração direta e indireta, tendo a oposição contribuído com críticas, também sugestões. Daí o Executivo aprovou suas propostas, dispõe dos meios para executar seus planos, sua estratégia para gerir a ação do setor público.
De acordo com Ranilson Ramos, o Estado vem tendo também um aumento da sua receita, reduziu gastos, e gera a perspectiva de que pode, de agora em diante, dinamizar as ações voltadas para superar as limitações na área econômica e social. “A oposição, por sua vez, vai permanecer atenta ao desempenho do Governo, fazendo cobranças e também protestos e questionamentos”, apontou.
O parlamentar referiu-se ainda ao trabalho do Poder Legislativo, do Judiciário, afirmando que tais instituições devem permanecer de portas abertas, sempre trabalhando, razão porque sugeriu que o período de recesso seja examinado, discutido, de sorte que a população possa contar sempre com sua participação, com sua atuação.
O Secretário do Governo, Dorany Sampaio, leu ontem, no reinício dos trabalhos da Assembléia Legislativa, a mensagem do Governador Jarbas Vasconcelos sobre as ações desenvolvidas pelo Executivo no exercício de 1999, em que se destacam os esforços para enfrentar a crise financeira, reorganizar a máquina do Estado, atacar os problemas na área econômica e social e executar obras de infra-estrutura.
Nos termos da mensagem, o Governo do Estado direcionou as ações para beneficiar a maioria da população, a mais pobre, com mecanismos para combater o desemprego, através da preparação e inserção dos desempregados no mercado de trabalho, bem como de medidas compensatórias, do ponto de vista social e econômico. (Marconi Glauco/Nagib Jorge Neto)