Noronha poderá receber título de patrimônio mundial A notícia de que um perito da Unesco vai estar hoje no arquipélago de Fernando de Noronha para uma avaliação final sobre as condições da ilha pernambucana para receber o título de Patrimônio Natural da Humanidade foi recebida com satisfação pelo presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa, deputado Bruno Araújo(PSDB). “Em setembro do ano passado, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente, decidimos promover um mobilização junto aos diversos setores da sociedade para tentar sensibilizar a Unesco sobre o pleito de Noronha. Essa visita é a prova de que estamos muito perto de uma grande vitória para Pernambuco”, comemorou.
Nestes quatro meses de trabalho das comissões, de acordo com o parlamentar, foram feitas gestões junto ao vice-presidente Marco Maciel(PFL) e ao governador Jarbas Vasconcelos(PMDB) no sentido de mostrar ao Itamaraty as vantagens para o Estado e o arquipélago com a aprovação do pleito pela Unesco. “Um mês após a nossa decisão, já tínhamos a confirmação do Ministério das Relações Exteriores sobre a visita de um técnico nesse semestre para avaliar in loco as potencialidades de Fernando de Noronha, o que, felizmente, está se confirmando agora”, lembrou.
A concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade, na opinião do deputado Bruno Araújo, vai redundar num crescimento do turismo na ilha sem, contudo, trazer prejuízos para o meio ambiente “Pelo contrário. O título exigirá uma maior preservação ambiental, o que será justamente o ponto crucial para incremetar o turismo em Fernando de Noronha”, salientou.
“De acordo com as informações que temos, o processo final de inscrição de Noronha na lista de Patrimônio da Unesco deverá ocorrer até o final deste ano”, completou o parlamentar.
Interinidade O Vice-presidente da Assembléia Legislativa, o deputado Bruno Araújo (PSDB), assumiu ontem a presidência do Legislativo Estadual no lugar do deputado José Marcos de Lima (PFL), que está em São Paulo fazendo exames médicos de rotina.
Araújo fica no exercício da presidência até a próxima sexta-feira, quando José Marcos estará retornando ao Recife. (Marconi Glauco)