Parlamento se reúne dia 24 em Fortaleza

Em 04/02/2000 - 00:02
-A A+

Parlamento se reúne dia 24 em Fortaleza As bancadas estaduais do Nordeste passam a contar, ainda neste mês, com um novo instrumento de reivindicação para a região: no dia 24, na Assembléia Legislativa do Ceará, será instalado oficialmente o Parlamento Nordestino (PN).

Idealizado pelo presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, José Marcos de Lima (PFL), com o respaldo da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), o Parlamento será um fórum permanente de debates do Legislativo sobre questões de interesse do Nordeste brasileiro.

A implantação do PN neste mês foi decidida num encontro realizado aqui em Pernambuco, no final do ano passado, com a presença de parlamentares de seis estados da região e de representantes da Unale. Este será o terceiro fórum de debate legislativo do País: o Parlamento Amazônico e Parlamento do Sul (Parlasul) foram criados no segundo semestre de 99.

Na reunião inaugural, em Fortaleza, os parlamentares de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Piauí, Sergipe, Bahia e Alagoas vão debater o Pacto Federativo, a Privatização da Chesf e a Transposição do Rio São Francisco. “O Parlamento Nordestino vai funcionar como um instrumento de pressão e reivindicação das principais questões que atingem os estados da região”, acentuou José Marcos, que preside a comissão organizadora do primeiro encontro, juntamente com os deputados João Braga (PSDB-PE), Vital Rego Filho (PFL-PB) e Goreti Pereira (PFL-CE). (Marconi Glauco)