
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 1013/2023
Altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, que cria o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, define, fixa critérios e consolida as Leis que instituíram Eventos e Datas Comemorativas Estaduais, originada de projeto de lei de autoria do Deputado Diogo Moraes, a fim de incluir a Caminhada da Família Católica do município de Vitória de Santo Antão.
Texto Completo
Art. 1º A Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, passa a vigorar com o seguinte acréscimo:
“Art. 281-A. Terceiro domingo de setembro: Caminhada da Família Católica do município de Vitória de Santo Antão. (AC)
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
O presente projeto propõe incluir no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco a Caminhada da Família Católica do município de Vitória de Santo Antão, importante evento de cunho religioso e cultural da região.
Realizada anualmente, em setembro, a Caminhada da Família, com o apoio das paróquias do Vicariato Vitória e organização da Arquidiocese de Olinda e Recife, reúne centenas de fiéis pelas ruas da tradicional cidade pernambucana, com concentração no bairro da Matriz, seguindo até o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, onde acontece Celebração Eucarística celebrada por diversos padres do referido Vicariato, além de religiosos da região.
A Caminhada da Família há vários anos se tornou um marco para a comunidade católica vitoriense, pela sua relevância e significado, como se comprova a cada edição um número crescente de participantes. Contando com 16 edições o evento é marcado pela religiosidade e organização dos cristãos, que em todo terceiro domingo de setembro seguem pelas ruas disseminando a palavra de Deus e valorizando a família, com a presença de trios, cartazes, imagens e louvores.
Diante do exposto, como forma de manter, preservar e assegurar a presente iniciativa, solicito o apoio dos Nobres Pares quanto à aprovação do projeto em apreço.
Histórico
Joaquim Lira
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | AUTOGRAFO_PROMULGADO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 10/08/2023 | D.P.L.: | 10 |
1ª Inserção na O.D.: |
Documentos Relacionados
Tipo | Número | Autor |
---|---|---|
Parecer FAVORAVEL | 1190/2023 | Constituição, Legislação e Justiça |
Parecer FAVORAVEL | 1214/2023 | Administração Pública |
Parecer REDACAO_FINAL | 1267/2023 | Redação Final |