Assembleia Legislativa de Pernambuco

Fernando de Noronha - Pimentel lamenta suspensão de cruzeiro
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 04/02/2009.

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalA suspensão do cruzeiro Recife-Fernando de Noronha por um órgão do Governo Federal, foi lamentada, ontem, pelo deputado Raimundo Pimentel (PSDB). Jornais de grande circulação publicaram que uma auditoria realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) constatou irregularidades no navio de cruzeiro Ocean Pacific, que faz a rota pela Brazilian Cruises Representation (BCR), parceira da operadora CVC. A BCR foi multada em R$ 1,8 milhão e desde o último dia 31 está impedida de atracar no arquipélago.

"É lamentável que isso aconteça quando o governador Eduardo Campos e o secretario de Turismo Silvio Costa Filho intensificam o turismo em Pernambuco, fazendo com que o Estado retome posições como destinos de turismo", explicou Raimundo Pimentel, que também se surpreendeu com a decisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Entre as causas apontadas para a suspensão pelo Instituto, constam a navegação em horário e profundidade não permitidos e a operação da embarcação em datas que não constam no calendário previsto pelos órgãos fiscalizadores.

De acordo com o Pimentel, a operadora do cruzeiro tem licença ambiental como é exigido pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) e pelo Ibama.

"A decisão do ICMBio terá uma grande repercussão econômica para o Estado e principalmente para os moradores de Fernando de Noronha, pois sobrevivem do turismo. Esperamos que o Instituto reveja a decisão", salientou o parlamentar.



Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-909
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: ouvidoria@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta