Assembleia Legislativa de Pernambuco

Alepe enaltece talento da Banda da Polícia Militar
Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 16/12/2008.

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalA Assembléia Legislativa comemorou, ontem, os 135 anos de criação da Banda da Polícia Militar de Pernambuco com uma reunião solene na Câmara de Vereadores do Recife. O evento foi solicitado pelo deputado Alberto Feitosa (PR) e presidido pelo deputado Antônio Moraes (PSDB). "O Poder Legislativo está acostumado a presenciar o trabalho da banda. Em inúmeras solenidades realizadas pela Casa, o grupo apresentou-se, dando um brilhantismo ímpar aos eventos", disse Moraes.

Criada por um decreto do então presidente da província de Pernambuco, Henrique Pereira de Lucena, foi denominada, na época, Corpo de Polícia.

O tucano destacou a capacidade musical do grupo e o Projeto Circuito Cultural, que deverá ser lançado, ainda este mês, pelo comandante-geral da PMPE, coronel José Lopes. "O objetivo é divulgar a cultura da paz por meio da música e estreitar, cada vez mais, os laços entre a PMPE e a sociedade", informou.

Atualmente, a banda está sob o comando do capitão Exdras França dos Santos, tendo como subcomandante o segundo-tenente Ozias Fabrício Soares.

O currículo musical da orquestra foi ressaltado por Feitosa, que também lembrou os vários maestros que passaram, a exemplo do tenente João Cícero de Souza, que esteve à frente da banda entre os anos 1948 e 1949 e criou a letra e a música do hino da corporação. "Os vários maestros desempenharam as funções com galhardia e profissionalismo", observou.

Feitosa registrou, ainda, o evento realizado no Teatro de Santa Izabel em comemoração à data e sugeriu a gravação de um CD/DVD, a fim de angariar recursos para adquirir novos instrumentos musicais. "Eclética, nossa sinfônica retira acordes musicais de todos os ritmos", observou o republicano.

O coronel José Lopes agradeceu a homenagem. Para o militar, a banda é motivo de orgulho para a corporação. "Os músicos aproximam a PMPE da população, mostrando às comunidades o que temos de melhor", afirmou. No final da cerimônia, Feitosa entregou uma placa alusiva à data ao coronel e ao capitão Exdra. O deputado Sebastião Rufino integrou a mesa, representando os militares da reserva. As Bandas da Base Aérea, do Comando Militar do Nordeste e dos Bombeiros prestaram homenagens à PM executando diversos números, como a música circense Formigão, de Belini.



Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-010
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: relacoespublicas@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta