Assembleia Legislativa de Pernambuco

Teresa Leitão (PT)
Informações
Perfil

Clique na foto para enviar um e-mailIntimidade com a educação e compromisso com a luta dos educadores e do povo. Esse pode ser uma boa maneira de definir a luta de Teresa Leitão. Deputada estadual reeleita com 37.405 votos, assume neste segundo mandato importantes desafios na bancada do Governo, sendo eleita Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Professora da rede pública estadual, aposentou-se quando assumiu seu primeiro mandato de deputada, depois de 30 anos de exercício profissional. Começou sua carreira no Estado, recém-formada, no Jardim da Infância Ana Rosa, para onde foi nomeada por ter sido aluna laureada do curso pedagógico do Instituto de Educação de Pernambuco.

Prosseguindo os estudos, Teresa Leitão graduou-se em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional e mais tarde concluiu, em nível de pós-graduação, a especialização em Magistério de 2º grau.

Graças a essa formação, teve exercício profissional em todos os níveis do ensino básico, do pré-escolar à formação para o magistério, desempenhando funções de professora regente, orientadora educacional e coordenadora pedagógica. Hoje, pessoa pública, é comum encontrar ex-alunos em várias atividades políticas, sociais e profissionais.

Foi durante o desempenho das atividades profissionais que Teresa Leitão aproximou-se da militância política mais ampla, valendo-se da experiência marcante, porém localizada, que teve como liderança estudantil secundarista.

A organização dos orientadores educacionais foi o primeiro passo de sua luta sindical, quando compôs a direção da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (AOEPE). Foi vice-presidente entre 1984 e 1987 e depois conselheira na gestão 1987/1990. Essa gestão foi responsável pela articulação em favor da unificação dos educadores e suas entidades representativas em um só sindicato. Daí nasceu o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE).

Teresa Leitão não só foi uma ativa defensora da unificação como participou do congresso de fundação do SINTEPE e compôs a primeira diretoria na função de vice-presidente, em 1990. Mais adiante foi eleita presidente - a primeira mulher a ocupar a presidência do sindicato - sendo reeleita duas vezes, deixando o terceiro mandato para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Nesta trajetória, Teresa Leitão ocupou cargos importantes na organização dos educadores, sendo eleita para a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) por três vezes: a primeira 1997/1999, como Secretária de Assuntos Educacionais; a segunda 1999/2002, no mesmo cargo e a terceira 2002/2005 como Secretária Geral, cargo do qual se licenciou após ter sido eleita deputada estadual.

A presença de Teresa na CNTE foi fundamental para sua formação político-pedagógica, bem como para o fortalecimento do SINTEPE. A deputada é reconhecida nacionalmente pelo seu desempenho e ainda hoje recebe convites de sindicatos de vários estados para eventos educacionais.

Durante sua militância sindical, Teresa Leitão imprimiu ao SINTEPE a capacidade de intervenção na política educacional, ampliou a pauta salarial para questões pedagógicas e deu à luta pela qualidade da escola pública uma dimensão estratégica para além do corporativismo.

Deputada estadual pelo PT, em seu segundo mandato, Teresa foi reeleita com 37.405 votos no pleito de 2006, tendo um crescimento de 62% em relação a votação anterior. Mantém a certeza da marca que trouxe na bagagem a defesa da educação e a crença na luta coletiva. Isso lhe ajuda a continuar a construção de um mandato participativo, aberto para a base social e voltado para a construção partidária. Em sua primeira disputa no pleito de 2002, foi eleita com 23.104 votos.

Teresa Leitão é presença constante na tribuna das sessões plenárias, com temas não apenas da educação, mas todos os temas de interesse público, além de exercer com rigor a atribuição de fiscalizar o Poder Executivo. O mandato é muito articulado com os movimentos sociais, sendo essa uma exigência do perfil da deputada.


Atividade parlamentar

Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-010
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: relacoespublicas@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta