Assembleia Legislativa de Pernambuco

José Humberto Cavalcanti (PTB)
Informações
Perfil

Clique na foto para enviar um e-mail

José Humberto nascido em Limoeiro, graduado em Engenharia Civil pela UNICAP e curso de Direito incompleto.
Ainda estudante foi assessor de gabinete do então governador Moura Cavalcanti de 1974 a 1975. Desenvolveu ações na Secretaria do Trabalho e Ação Social , no departamento de construção e na coordenadoria de fiscalização das obras do Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
Fez parte do quadro de Engenheiros do DETERPE (Departamento de terminais rodoviários de PE).
Em 1979 ingressou na Fundação de desenvolvimento municipal do interior de PE (FIAM) atuando nas funções:
Chefe da divisão de desenvolvimento rural;
Coordenador do programa especial de emergência;
Diretor de projetos especiais atendendo a todo Estado de PE.
Eleito presidente da Associação dos Servidores da FIAM (ASSEF).

Em 1986 foi eleito deputado estadual pelo PMDB, compondo a Frente Popular de Pernambuco, foi o sexto mais votado. Majoritário nos municípios de Limoeiro, Lagoa de Itaenga, João Alfredo, Passira, Cumaru, Araripina, Salgadinho e Maraial.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR
Foi presidente da Comissão de Ciência, tecnologia e informática, que redundou na criação da Secretaria de Ciência, tecnologia e informática do Estado.
Foi vice-presidente da Comissão de finanças, orçamento e economia.
Fez parte da CPI que investigou denúncias de irregularidade na Celpe, que resultou no afastamento de alguns diretores.
Foi membro da Comissão de sistematização, atuando na elaboração da Constituição do Estado, que foi composta por apenas 13 parlamentares. Propôs 51 emendas, das quais 11 fazem parte do texto constitucional.
Com destaque para a emenda que possibilitou uma redistribuição mais justa da Cota parte do ICMS que cabe aos municípios. Retirando receita de cinco municípios e redistribuindo a todos os demais, com ganhos reais de até 563% de acréscimos dessa receita, como foi o caso do município de Itapetim no Vale do Pajeú.
Proporcionou à Associação dos amigos de pais dos portadores de síndrome de down (ASPADE) receber recursos públicos para auxílio do seu funcionamento.

Foi presidente da Comissão de constituição, legislação e justiça na fase final do governo, onde atuou com firmeza no sentido de evitar acréscimo desnecessário de despesas para o Estado que na sua grande maioria se daria no início do próximo governo.
Ofereceu parecer favorável ao fim da aposentadoria parlamentar redundando na extinção do FEPPA (Fundo especial de previdência parlamentar).
Com o término de seu mandato passou a integrar o quadro de funcionários da ALEPE, no setor de Assistência Parlamentar.
De Janeiro de 1993 a Março de 1994 foi Secretário de Finanças do Governo de Limoeiro.
De Janeiro de 1997 a Julho de 1998 foi Presidente da Agência de desenvolvimento de Limoeiro, do Programa de Geração de Emprego e renda (PROGER), e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAN).
Em 2001 passou a assessorar Deputado Federal Armando Monteiro Neto.
Em 2002 foi coordenador da campanha do Deputado Armando Monteiro Neto em todo o Estado de PE.
Em 2006 coordenou novamente a campanha do Deputado, atuando principalmente no interior do Estado.
Nesse período foi Secretário Geral do PTB e continua sendo até o presente momento.
Em 2007 foi indicado pelo do partido (PTB) para compor a Equipe do Prefeito do Recife João Paulo, assumindo a Secretária de Habitação.

ATUAÇÃO NA SECRETARIA DE HABITAÇÃO (SEHAB)
As ações implementadas por José Humberto quanto gestor da SEHAB objetivaram acelerar os trâmites dos projetos da competência da Secretaria e atender as demandas oriundas dos movimentos populares.
No início de 2007 o Conjunto Abençoada por Deus estava em construção e teve suas obras concluídas em julho de 2008, assim como o Conjunto Habitacional Sítio Salamanta, que foi entregue em 28 de março de 2008.
No mesmo ano de 2007 foram assinadas as Ordens de Serviço para os Conjuntos Vila Imperial, Padre Miguel e Imbiribeira II Lote.

Em 2008 foi diretor do Programa de desenvolvimento do turismo (PRODETUR) da Secretaria de Turismo do Estado de PE. Onde desenvolveu ações nas áreas de infra-estrutura,voltadas para o desenvolvimento do turismo na costa dos arrecifes que compõem os 14 municípios do litoral pernambucano mais o distrito de Fernando de Noronha.

Em janeiro de 2009 assumiu a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife, na gestão do Prefeito João da Costa.

ATUAÇÃO NA SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Deu continuidade aos projetos:
RELUZ
SOFTEX
RECIFE ENERGIA
    • Em Janeiro de 2011 assumiu o Detran-PE como Presidente
    • Em 09 de Maio de 2011 Assumiu como Deputado Estadual

Atividade parlamentar

Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-010
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: relacoespublicas@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta