Assembleia Legislativa de Pernambuco

Isabel Cristina (PT)
Informações
Perfil

Clique na foto para enviar um e-mailA deputada Isabel Cristina assumiu seu mandato no dia 8 de março de 2007, reforçando a bancada feminina na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Engenheira agrônoma e professora,Cristina dedicou parte da sua vida à educação, especialmente à rede pública de ensino, sendo uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sintepe. Sua experiência como educadora se estende ainda à rede privada e ao ensino universitário, tendo lecionado na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina. Com uma atuação marcante como militante no movimento sindical e dirigente do Sintepe, contribuiu para a organização dos trabalhadores urbanos e do campo, para a construção da Central Única dos Trabalhadores - CUT e na luta pela reforma agrária encampada pelo Movimento Sem-terra - MST.

Foi vereadora de Petrolina por dois mandatos (1993 a 2000), quebrando uma hegemonia política que há anos imperava na região, conquistando ainda um espaço feminino no Legislativo do município. Participativa e imbuída de idéias inovadoras, apresentou projetos que democratizaram o trabalho da Casa, como a criação da Tribuna Livre, a realização de audiências públicas e a criação da Comissão de Direitos Humanos. Como resultado de seu trabalho foi apontada pela Revista Isto É como uma das parlamentares mais atuantes do Sertão.

Isabel Cristina foi a primeira mulher da região do Vale do São Francisco a assumir um cargo no Executivo. Foi vice-prefeita de Petrolina, a maior cidade do Sertão do Estado, no período de 2001 a 2003, tendo coordenado a implantação do Orçamento Participativo, garantindo a democratização dos espaços de decisão do Executivo Municipal.

Sua experiência e compromisso com a qualidade de vida do povo da região do Vale do São Francisco, associada à firmeza na defesa da política de inversão de prioridades praticada pelo governo Lula, renderam a ela a responsabilidade e honra de assumir em 2003 a Superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - CODEVASF. À frente da empresa, democratizou sua intervenção, ampliando as ações do órgão para mais de 40 municípios, possibilitando a participação e a melhoria da qualidade de vida da população sertaneja.

Em sua trajetória que reúne experiências no Executivo e Legislativo, Isabel Cristina sempre lutou pela implementação de políticas públicas que garantissem ao povo mais carente do Estado a oportunidade a direitos básicos previstos na Constituição, como saúde, educação e qualidade de vida digna.

Essa trajetória de coerência e luta deram a Isabel Cristina 26.693 votos para deputada estadual na eleição de 2006.

Ao assumir o mandato, a deputada se soma à bancada petista na Assembléia Legislativa. Como mulher, negra, e sertaneja Isabel Cristina atuará no Legislativo na defesa das minorias, sendo uma voz a serviço dos movimentos organizados, ampliando e fortalecendo a luta incansável pela cidadania do povo do Sertão e de todo o Estado de Pernambuco.


Atividade parlamentar

Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-010
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: ouvidoria@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta