Assembleia Legislativa de Pernambuco

Sílvio Costa Filho (PTB)
Informações
Perfil

Clique na foto para enviar um e-mail

Com apenas 22 anos, Sílvio Costa Filho chegou à Câmara do Recife com 10.731 votos nas eleições de 2004, sendo o 4° vereador mais votado. Aos 28 anos, em 2006, entrou na Assembleia Legislativa de Pernambuco com o apoio de 46.060 eleitores, ocupando o 2° lugar no ranking dos deputados mais votados. Nas eleições de 2010, Costa Filho manteve posicionamentos positivos, sendo o 4° mais votado entre os 49 deputados, com 81.280 votos. Entre um mandato e outro, o parlamentar também foi secretário de Turismo do Estado de Pernambuco em 2007. Hoje, aos 30 anos, permanece no Palácio Joaquim Nabuco honrando o mandato, sendo o atual vice-líder do governo Eduardo Campos e presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia.

Na Câmara, se destacou como um jovem atuante, fazendo pronunciamentos em defesa da cidadania do povo recifense, promovendo audiências públicas e apresentando vários requerimentos e projetos relevantes, dentre eles, foi autor do projeto que criou o Parlamento Jovem, abrindo um grande debate sobre a juventude recifense e os seus desafios. Sílvio Costa Filho foi, também, líder da bancada municipal de seu partido na Câmara Municipal - terceiro maior da Casa - e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Em outubro de 2005, foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife - comissão mais importante da Câmara dos Vereadores, pois revisa a "Constituição do Recife", traçando todas as diretrizes da cidade. Nessa comissão, Sílvio Costa Filho apresentou emendas que inserem na Lei Orgânica as Políticas Públicas para a criança e o adolescente, mulheres, idosos, negros e deficientes físico. Em maio de 2006, recebeu o título de 'Destaque Legislativo' como o vereador que mais se destacou no Estado. O concurso foi promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco - UVP, com uma comissão formada por professores do Núcleo de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Como vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, travou vários debates em defesa dos avanços promovidos pela gestão Eduardo Campos.

Em novembro de 2007, foi convidado pelo governador para assumir a Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco. Em sua gestão, o turismo alcançou números recordes na movimentação de turistas no Aeroporto Internacional dos Guararapes, nos índices de ocupação hoteleira na alta e baixa estação e no incremento que o setor trouxe para a economia do Estado.

Através de uma política pública estruturadora, Pernambuco vivenciou um dos melhores períodos no setor turístico, com o maior número de qualificações e capacitações profissionais, o maior investimento da história em infraestrutura com um conjunto de obras estruturadoras - por meio do Prodetur II - e também o maior investimento em promoção do destino Pernambuco nos mercados nacional e internacional.

Durante a gestão de Sílvio Costa Filho, foi lançado e implementado o Planejamento Estratégico para o Turismo, que traçou diretrizes e metas para o setor até 2020; o Pernambuco Conhece Pernambuco, que visa estimular o turismo interno; a sinalização turística em todos os 147 km do litoral pernambucano; entre outras ações importantes.

Em 2010, Silvio Costa Filho volta para Assembleia Legislativa para dar continuidade ao mandato de deputado estadual e já assumiu a participação em duas Comissões: Constituição, Legislação e Justiça e Comissão Especial de mobilidade Urbana - a qual é presidente. Outras iniciativas importantes abalizam a atuação de Sílvio Costa Filho no Parlamento Estadual, tais como: a Lei 13.273/07, de sua autoria, que criou a Lei de Responsabilidade Educacional, o Projeto de Lei 65/07 que dá direitos aos portadores de deficiência visual e o Projeto de Lei 129/07 que dispõe sobre a obrigação de informar ao consumidor sobre a composição da carga tributária na formação dos preços e produtos.

Na presidência da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa, o deputado assumiu o papel de buscar medidas e políticas públicas que garantam melhorias ao transporte coletivo, inclusão de ciclovias, iluminação de qualidade, restauração de calçadas, acessibilidade, entre outros pontos essenciais para uma boa convivência social. Durante o período, Sílvio Costa Filho promoveu diversas audiências públicas no intuito de ouvir toda a sociedade civil organizada, instituições e órgãos públicos, buscando alternativas de intervenções urbanas para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos demais municípios do Estado de Pernambuco.

FORMAÇÃO: Sílvio Costa Filho é formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Participou ativamente do Movimento Estudantil desde que ingressou na universidade. Foi eleito e reeleito presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia da UNICAP. Desde os 17 anos, exerce a função de Supervisor Administrativo da rede de ensino Decisão.

Fez uma opção de vida pela Política, com o objetivo de contribuir para a mudança da sociedade e elevar a qualidade de vida das pessoas, pela via do Desenvolvimento Econômico, da Educação e da Justiça Social. Equilíbrio, seriedade e sensibilidade com as pessoas, marcam o seu perfil de homem público comprometido com a participação e controle social do Estado.


Atividade parlamentar

Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-909
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: ouvidoria@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta