Assembleia Legislativa de Pernambuco

Palácio Joaquim Nabuco

O edifício sede do Poder Legislativo, inicialmente denominado Paço da Assembleia, está localizado na Rua da Aurora, Bairro da Boa Vista, no Recife, e começou a ser construído em 1870. O projeto é assinado pelo major do Corpo de Engenheiros e bacharel em Ciências Físicas e Matemática José Tibúrcio Pereira de Magalhães. Na área, já existia o Ginásio Pernambucano e o local do Paço era conhecido como "pântano do Cassimiro", referência a Cassimiro de Medeiros, que construiu várias casas na Rua da Aurora, e à grande quantidade de lama acumulada no local.

A obra foi entregue provisoriamente no dia 21 de novembro de 1874, pois ainda faltavam móveis e alguns arremates na construção. Nesse período, o engenheiro José Ignácio d'Ávila foi chamado para concluir o serviço. O convite foi designado pelo engenheiro francês Victor Fournier, que substituiu José Tibúrcio.

A então Assembleia Legislativa Provincial foi instalada no dia 1º de março de 1875, pelo presidente da província, Henrique Pereira de Lucena.

O prédio tem 16,20 metros de altura, conta com 36 pilastras de ordem dórico-romana, tem a forma de cruz e cinco corpos de composição. O corpo central, em forma circular, é destinado às reuniões plenárias. Há, também, o zimbório, a clarabóia, de forma cilíndrica, os nichos com as estátuas da Justiça, da Sabedoria, da Eloqüência e da Jurisprudência, a escadaria de pedra de Lisboa e dois pequenos pedestais em forma de leões.

A partir de 9 de agosto de 1948, a sede da Alepe recebeu o nome de Palácio Joaquim Nabuco. A indicação do deputado Tabosa de Almeida foi aprovada por esmagadora maioria, tendo como argumento o fato de "Joaquim Nabuco ter sido um abolicionista destemido e incansável, de carreira política, diplomática e estadista brilhante, embora monarquista convicto".

Mobiliário - A Assembleia ainda preserva boa parte dos móveis confeccionados especialmente para o Palácio, nas décadas de 1870/1880, e outros que foram trazidos da sede inicial, no Forte do Matos, no Bairro do Recife (veja História da Alepe). As peças mais antigas são as cadeiras de couro lavrado, com solas pregadas à madeira com tachas. A presença de peças com desenhos que se pode atribuir a Guilherme Spieler, marceneiro alemão que trabalhava no Recife, leva a crer que o artista participou da encomenda original do mobiliário, no fim do século XIX.

Conheça mais sobre o Palácio Joaquim Nabuco visitando nosso Museu Virtual.

Rua da União, 439, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil, CEP: 50050-010
PABX:(081) 3183-2211 - Fax:(081) 3423-4881 Fala-Cidadão: 0800 281 2244
E-mail: relacoespublicas@alepe.pe.gov.br
CNPJ: 11.426.103/0001-34 - Inscrição Estadual: Isenta