Alepe celebra 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e Meio Ambiente

Em 19/11/2019 - 21:11
Reunião Solene em homenagem aos 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco - Sintape

HOMENAGEM – Reunião Solene foi proposta por Teresa Leitão. Presidente da entidade, Adailton Melo recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Foto: Jarbas Araújo

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco (Sintape) foi criado em outubro de 1989 por servidores do Estado que atuam no segmento. Ao completar 30 anos de história, a entidade foi homenageada em Reunião Solene na Assembleia Legislativa, nesta terça (19), por solicitação da deputada Teresa Leitão (PT).

Inicialmente, o Sintape reuniu servidores da extinta Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco (Emater), além dos quadros do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Secretaria Estadual de Agricultura. Posteriormente, o sindicato incorporou profissionais da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), da Empresa Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) e da Agência de Águas e Climas (Apac).

A entidade mantém uma rede de delegados e diretores por todas as regiões, garantindo a voz da base e a participação, por meio de fóruns internos, plenárias e assembleias. Em âmbito nacional, está envolvida na luta pela ampliação da extensão rural, integrando a formulação de documentos e de câmaras técnicas, e contribuindo para a nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

“Três décadas de existência em favor da categoria marcam a luta e a história do Sintape. Nessa jornada, destacam-se vitórias salariais e conquistas de benefícios, entre eles os auxílios para creche, educação e saúde”, destacou o deputado Delegado Erick Lessa (PP), que presidiu parte da solenidade. O parlamentar cumprimentou a diretoria, ressaltando a dedicação aos trabalhadores e à luta pelos direitos dos servidores.

Teresa Leitão assinalou que um sindicato não se faz forte sem a participação de seus integrantes nas manifestações, nos atos públicos, nas greves e nas assembleias. “Durante esses 30 anos, o Sintape é uma entidade ativa, que busca exercer sua legítima influência nos assuntos de interesse da base”, salientou.

Presidente do Sintape, Adailton Melo recebeu da Alepe uma placa comemorativa. O sindicalista agradeceu a iniciativa da Casa e disse que a organização tem orgulho de sua trajetória e de representar uma parcela importante da categoria dos servidores públicos. “Esta homenagem não é só importante para nós, mas também para a sociedade, a quem prestamos nossos serviços.”