João Paulo Costa quer debater impactos de programa federal na Copergás

Em 13/08/2019 - 17:08
-A A+
NOVIDADE - Iniciativa envolve venda de distribuidoras estaduais, fim do monopólio da Petrobras e nova regras visando reduzir o preço para o consumidor. Foto: Roberto Soares

NOVIDADE – Iniciativa envolve venda de distribuidoras estaduais, fim do monopólio da Petrobras e nova regras visando reduzir o preço para o consumidor. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo Costa (Avante) propôs, em discurso na Reunião Plenária desta terça (13), a realização de uma audiência pública para discutir os impactos que o  Programa Novo Mercado de Gás, lançado em julho pelo Governo Federal, terá sobre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e o Estado. A iniciativa envolve a venda de distribuidoras estaduais, o fim do monopólio da Petrobras no setor e novos regulamentos visando reduzir o preço para o consumidor.

“Precisamos compreender quais os impactos dessa ação, se Pernambuco irá privatizar a Copergás e qual papel que essa empresa de capital misto terá com o fim do monopólio”, pontuou o parlamentar, que destacou a relevância econômica e os investimentos previstos pela companhia para o Estado. Segundo ele, o faturamento bruto da empresa em 2018 foi de R$ 1,3 bilhão, e o planejamento envolve o aporte de R$ 220 milhões em Pernambuco até 2023.

“A Copergás tem papel fundamental na economia do Estado, sobretudo para interiorização do desenvolvimento econômico. Por isso, é importante abrir o diálogo entre Governo, servidores da companhia e setor privado”, defende Costa.