
COOPERAÇÃO – Eriberto Medeiros ainda discutiu a possibilidade de parcerias e acordos entre as instituições. Foto: Nando Chiappetta
A Assembleia Legislativa vai realizar uma Reunião Solene em homenagem ao aniversário de 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O anúncio foi feito nesta quinta (4), durante visita do presidente do Poder Legislativo, deputado Eriberto Medeiros (PP), à sede da entidade, localizada na Zona Norte do Recife.
O parlamentar foi recebido pelo presidente da Fundaj, Antônio Campos. Eriberto Medeiros é autor do requerimento para a realização da cerimônia, que está marcada para o dia 19 de agosto, no Parlamento Estadual. “Será uma solenidade importante, em que teremos, inclusive, uma exposição do acervo de Joaquim Nabuco. Será uma oportunidade de conhecer e reviver a história”, observou.
Ainda durante a visita, o parlamentar recebeu um convite para as celebrações dos 70 anos da Fundaj, em que a Alepe será uma das instituições agraciadas com a Medalha Joaquim Nabuco, comenda concedida pela entidade. O evento vai ser promovido no dia 21 de julho, na sede da fundação.
Como explica Eriberto Medeiros, as homenagens marcam o início de uma relação de proximidade entre as instituições. “Já demos início aqui a ideias de muitas parcerias. Teremos novidades para o futuro. Bons frutos virão dessa iniciativa de hoje”, ressaltou.
No encontro, foram discutidas ainda propostas de possíveis acordos de cooperação técnica entre a Assembleia e a Fundaj. O objetivo é possibilitar o compartilhamento de infraestrutura para atividades educacionais e na área de comunicação. O superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, também acompanhou a reunião.
Na ocasião, Medeiros e Cavalcanti tiveram a oportunidade de conhecer a exposição “Assucar”, em homenagem a uma das obras mais importantes de Gilberto Freyre. A mostra conta com mais de 150 peças do acervo do Museu do Homem do Nordeste referentes à cultura açucareira do século 20.