Parlamentares agradecem apoio da população e anunciam propostas para mandatos

Em 05/02/2019 - 19:02
PRONUNCIAMENTOS - Reunião Plenária de ontem foi marcada por discursos de gratidão aos eleitores, saudações e pactuação de compromissos. Foto: Jarbas Araújo

PRONUNCIAMENTOS – Reunião Plenária foi marcada por discursos de gratidão aos eleitores, saudações e pactuação de compromissos. Foto: Jarbas Araújo

Agradecimentos pelo apoio recebido dos eleitores, saudações aos deputados colegas de legislatura e a pactuação de compromissos com o povo pernambucano marcaram os discursos proferidos na Reunião Plenária desta terça (5). Ocuparam a tribuna com esses propósitos os deputados William Brígido (PRB), Tony Gel (MDB), Juntas (PSOL), Roberta Arraes (PP), Antonio Fernando (PSC) e Simone Santana (PSB). Confira, a seguir, os destaques dos pronunciamentos.

02-05-plenaria-ja-11William Brígido – No primeiro discurso como deputado estadual, Brígido assumiu compromisso com a parcela da população mais carente de serviços básicos. “É obrigação de cada parlamentar trabalhar incansavelmente pela justiça social, pelos direitos dos cidadãos e pelo desenvolvimento do nosso Estado. Como integrante da bancada de Oposição, buscarei alternativas que atendam aos anseios das pessoas”, declarou.

02-05-plenaria-ja-21Tony Gel – O deputado parabenizou o presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), e fez uma saudação especial a José Queiroz (PDT) e ao Delegado Erick Lessa (PP), parlamentares que representam, assim como o emedebista, os eleitores de Caruaru e região. “A disputa por votos é uma coisa, e a convivência aqui na Casa é outra. Nossa responsabilidade é defender o povo de Pernambuco e do Agreste, compromisso do qual temos plena consciência”, afirmou.

02-05-plenaria-ja-37Juntas – Estreando na Casa, a deputada Jô Cavalcanti, que representa o mandato coletivo Juntas, disse que a atuação do grupo terá como bandeiras o combate ao machismo, ao racismo, ao desemprego e à violência contra a mulher. Ela também anunciou que é candidata à presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alepe. “Pernambuco não vai se furtar de reconhecer que o seu primeiro mandato coletivo popular, feminista, pautado pelos principais movimentos sociais do Estado e do Brasil será a melhor escolha para presidir esse colegiado”, defendeu.

02-05-plenaria-ja-40Roberta Arraes – A parlamentar reafirmou como prioridades do novo mandato a interiorização do desenvolvimento, o fortalecimento da saúde pública, a defesa dos direitos das mulheres e o apoio irrestrito às iniciativas voltadas aos setores mais vulneráveis da sociedade. “Do mesmo modo, continuarei a direcionar minhas atenções a todos os pernambucanos, com a sensibilidade de ouvir e reconhecer, também, o povo do meu Sertão, com suas demandas que clamam por políticas públicas de recursos hídricos, agricultura, emprego, renda, educação e saúde”, salientou.

02-05-plenaria-ja-41Antonio Fernando – O deputado registrou que seu mandato significa o retorno à Alepe de um representante nascido na cidade de Ouricuri (Sertão do Araripe), após 25 anos de ausência. Ele solicitou aos colegas apoio para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Canal do Sertão, obra que levará água do Rio São Francisco para 17 municípios sertanejos. “Precisamos acompanhar esse empreendimento, que deverá ser o maior gerador de emprego e renda em Pernambuco”, frisou. O discurso, proferido no Grande Expediente, recebeu apartes de Wanderson Florêncio (PSC), Doriel Barros (PT) e Alberto Feitosa (SD), que prometeram apoiar as causas do parlamentar social-cristão.

02-05-plenaria-ja-100Simone Santana – A parlamentar aproveitou o tempo na tribuna para destacar a presença feminina na Alepe. Com dez eleitas, o número de cadeiras ocupadas por mulheres é o maior da história. “Nunca fomos tantas neste Plenário. Também nunca pudemos olhar para o lado e encontrar uma companheira na Mesa Diretora. Chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles e Malês”, disse, citando música que faz referência a nomes importantes da luta pelos direitos das mulheres. A deputada também agradeceu os votos que a conduziram à Primeira Vice-Presidência da Casa.