Programa Em Discussão: Declaração dos Direitos Humanos completa 70 anos

Em 07/01/2019 - 10:01
-A A+

O aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi tema de entrevista com o cientista político Gustavo Gomes da Costa. Na conversa, o professor da pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abordou a origem histórica, a classificação jurídica e os principais pontos do documento, bem como as críticas que recebe atualmente.

Gomes explica que, com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, havia uma preocupação dos países em evitar novos episódios de terror. Na época, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) e iniciado o debate sobre a elaboração do documento. “A então primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, foi uma figura muito importante por trás da Declaração”, destaca.

“Embora não seja um documento jurídico, do ponto de vista do direito nacional ela representou um projeto de humanidade que surgia naquele momento: uma proposta de uma nova sociabilidade, um compromisso com direitos básicos, para evitar que ocorresse de novo um holocausto e todas aquelas violações de direitos humanos”, observa o estudioso. “É impossível pensar democracia sem direitos humanos.”

Assista ao programa na íntegra: