Comissão de Meio Ambiente destaca desativação do lixão de Toritama

Em 20/12/2017 - 15:12
12-20-meio-ambiente-sn-38

EVENTO – Colegiado foi convidado a participar, nesta sexta (22), da solenidade que marcará a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foto: Sabrina Nóbrega

A desativação do lixão de Toritama, no Agreste Setentrional, esteve em pauta na reunião da Comissão de Meio Ambiente desta quarta (20). O colegiado foi convidado a participar, na próxima sexta (22), da solenidade que marcará a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Por iniciativa do presidente da Comissão, deputado Zé Maurício (PP), foi aprovado um Voto de Aplausos do colegiado para o prefeito da cidade, Edilson Tavares. A iniciativa também foi saudada pela deputada Laura Gomes (PSB): “É um avanço grande para a Região Agreste. A população e o meio ambiente saem ganhando. Aquele lixão às margens da BR-104 estava insuportável havia muitos anos”.

Na ocasião, Zé Maurício fez um balanço das atividades do grupo parlamentar no segundo semestre, registrando atividades como a aprovação da regulamentação de feiras orgânicas e as discussões com a ONG SOS Ipojuca e os catadores de materiais recicláveis. Também destacou as audiências públicas sobre descarte de remédios vencidos e a Barragem de Jucazinho.

“Temos buscado chegar mais perto da população e dar celeridade aos projetos oriundos da Casa e das demandas sociais. Trazemos sempre os entes públicos e privados envolvidos nas questões. No próximo semestre, vamos dar mais ênfase à questão dos resíduos sólidos”, assinalou o deputado.

Durante a reunião, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 1550/2017, de autoria do deputado Aluísio Lessa (PSB). A matéria estabelece que, no mínimo, 10% dos recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) sejam assegurados para investimentos na área de segurança pública municipal. Com relatório favorável de Laura Gomes, a proposição foi ratificada nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça.