Assembleia concede Medalha Joaquim Nabuco a diretor do Hospital Dom Helder Camara

Em 06/12/2017 - 20:12
-A A+
12-06-solene-kc-174

COMENDA – Médico ortopedista Júlio Arraes foi agraciado por iniciativa do deputado Clodoaldo Magalhães (e). Eriberto Medeiros (d) presidiu cerimônia. Foto: Kerol Correia

O médico ortopedista Júlio Tadeu Arraes da Cunha Souza recebeu da Assembleia Legislativa, na noite desta quarta (6), a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro. A proposição foi do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). A comenda, instituída pela Resolução nº 809/1968 alterada pela Resolução nº 279/1995agracia pessoas físicas ou jurídicas com “elevado espírito público e relevantes serviços prestados ao Estado ou à Pátria”.

Nascido no Crato, Ceará, Júlio Arraes ingressou em 1995 no curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE). Em 2005, concluiu residência médica em Ortopedia e Traumatologia, especializando-se em cirurgia do ombro e joelho. Posteriormente, foi convidado a chefiar o setor de ortopedia do Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip).

De acordo com Magalhães, foi no Imip que o homenageado desenvolveu trabalho de assistência médica à população carente do Estado. “Ele também deu início ao programa de residência médica em Ortopedia nessa unidade de saúde, que hoje é um dos mais respeitados de Pernambuco”, frisou, salientando que o médico tem prestado relevantes serviços à sociedade.

Em 2013, Júlio Arraes assumiu a direção técnica do Hospital Dom Helder Camara, no Cabo de Santo Agostinho. Em janeiro deste ano, lembrou Magalhães, o médico trouxe dos Estados Unidos o programa filantrópico Operation Walk (Operação Caminhar), que permitiu a recuperação de pacientes com problemas de mobilidade.

Esse atendimento, pioneiro na América Latina, reuniu mais de cem voluntários, entre médicos norte-americanos e brasileiros, obtendo repercussão nacional. Em uma semana de trabalho, foram beneficiados 38 pacientes daquele hospital nos mutirões de cirurgias.

“Todos os que fazem a Casa Joaquim Nabuco cumprimentam o Dr. Júlio Arraes, destacando e enaltecendo as ações por ele desenvolvidas em prol da saúde da nossa população”, afirmou o deputado Eriberto Medeiros (PTC), que coordenou a cerimônia.

Ao agradecer a medalha, o médico ressaltou que a Alepe representa a voz de todos os pernambucanos. “Esse é um reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho, que tem sido muito produtivo”, observou.