Comissão de Agricultura realiza 1º Concurso Regional de Queijos na Exposição de Animais

Em 09/11/2017 - 12:11
-A A+

EVENTO – Nutricionistas e chefes de cozinha avaliaram queijos de 14 produtores do Estado. O presidente do colegiado, Claudiano Martins, acompanhou a análise. Foto: Kerol Correia

Integrando a programação da 76ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Recife, a Comissão de Agricultura realizou, na noite dessa quarta (8), a primeira edição do Concurso Regional de Queijos de Pernambuco. Nutricionistas e chefes de cozinha puderam avaliar queijos do tipo coalho e manteiga de 14 produtores do Estado. O resultado será divulgado na tarde desta quinta (9).

Para o presidente do colegiado, deputado Claudiano Martins Filho (PP), a participação da Casa na feira aproxima o Parlamento do segmento agropecuário. “Lançamos o concurso de queijos como uma forma de incentivar os produtores. Ano que vem, queremos reunir ainda mais participantes e estimulá-los a melhorar a qualidade do queijo e do leite do nosso Estado”, declarou.

O secretário estadual de Agricultura, Wellington Batista, destacou as oportunidades de negócios. “A Assembleia está de parabéns pela iniciativa, que vem fortalecer a bacia leiteira”, disse. Já o superintendente do Ministério da Agricultura em Pernambuco, Carlos Ramalho, elogiou a qualidade do queijo produzido em Pernambuco: “As associações vêm batendo na tecla da padronização”, pontuou.

Para o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, Emanuel Rocha, esta edição da Exposição de Animais tem caráter de superação. “Estamos saindo de um período de seis anos de seca ininterrupta. Hoje o criador tem pasto e água e não vê mais os animais passarem fome ou sede”, observou. Alberto Vaz, presidente da Associação de Certificação do Queijo de Coalho de Pernambuco (CQP), também se mostrou otimista. “Tínhamos a expectativa de divulgar o produto, mas também estamos conseguindo vender. A pessoa leva para casa, experimenta, sente o sabor, e isso vai gerar futuras negociações”, acredita.

Programação – Ainda na noite da quarta (8), foi lançada a segunda edição do livro Queijo de Coalho em Pernambuco: História e Memórias. Um dos autores da obra e organizador do Concurso Regional de Queijos é o gestor do Centro Tecnológico de Laticínios (CT Laticínios) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Benoit Paquereau. Ele frisou a importância da bacia leiteira para a economia do Estado: “A região concentra 70% do leite produzido. Os produtores têm processo de certificação com padrão de qualidade muito avançado”.

Leia reportagem especial sobre a bacia leiteira de Pernambuco.

Realizada no Parque de Exposições do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. a Exposição Nordestina de Animais é o maior evento do setor no Norte e Nordeste, com previsão de movimentar R$ 30 milhões em negócios. A feira é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, em parceria com a Sociedade Nordestina dos Criadores. Essa edição seguirá até o próximo dia 12, com programação das 9h à 0h.

Confira a programação oferecida pela Alepe na tarde desta quinta (9):

12hEntrega dos prêmios aos vencedores do I Concurso Regional de Queijos de Pernambuco

15h – Palestra com o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, no auditório da Sociedade Nordestina dos Criadores

17h – Palestra sobre a Reforma Trabalhista com o advogado Eduardo Lopes, no auditório da Sociedade Nordestina dos Criadores