Dia das Crianças motiva pronunciamento de Teresa Leitão

Em 11/10/2017 - 11:10
Teresa -

DESAFIOS – Parlamentar fez alerta para risco de o Brasil voltar ao Mapa da Fome e criticou cortes em áreas estratégicas para desenvolvimento das crianças. Foto: Rinaldo Marques

Por ocasião do Dia das Crianças, celebrado na quinta (12), a deputada Teresa Leitão (PT) fez um pronunciamento, na Reunião Plenária desta quarta (11), expondo desafios para a infância no País. A presidente da Comissão de Educação alertou para o risco de o Brasil voltar ao Mapa da Fome das Nações Unidas e para os cortes orçamentários nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, setores que ela considerou “a base para se olhar para o futuro de uma nação”.

Segundo Teresa Leitão, o direito à nutrição na primeira infância, que estaria ameaçado, é importante para o pleno desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Ela lamentou também que gestores públicos descumpram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e que milhões de crianças estejam fora da escola. “É no início da vida que se projeta o futuro de uma sociedade. Daí a importância de políticas públicas nessas áreas, que consolidem o que a lei coloca, que a criança é sujeito de direitos.”

A parlamentar dedicou sua fala, ainda, às crianças abandonadas, em situação de rua, às de países em guerra, vítimas de exploração sexual e de maus-tratos, sujeitas ao trabalho infantil e às acometidas por doenças. “Precisamos ultrapassar os limites comerciais do Dia das Crianças e afirmá-las como cidadãos que merecem a felicidade no presente, para construírem um futuro igualmente feliz”, concluiu.