Assembleia Legislativa celebra os 70 anos do PSB

Em 09/08/2017 - 20:08
-A A+

SOLENE – Homenagem proposta pela deputada Laura Gomes contou com a participação do governador Paulo Câmara, do prefeito Geraldo Julio e da ex-primeira-dama Renata Campos. Foto: Rinaldo Marques

Em 6 de agosto de 1947 era fundado o Partido Socialista Brasileiro. Os 70 anos da legenda foram celebrados, nesta quarta (9), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. O requerimento que deu origem à homenagem foi apresentado pela deputada Laura Gomes (PSB). A solenidade contou com a presença do governador Paulo Câmara e do prefeito Geraldo Julio.

Em seu primeiro congresso, o partido delineou seus princípios básicos, defendendo, entre outros pontos, a função social da propriedade, a importância do Estado na economia, a nacionalização de áreas estratégicas, a ampliação dos direitos dos trabalhadores e a garantia da saúde e da educação para todos. Extinto pelo Regime Militar de 1964, ressurgiu em 1985, pregando um meio termo entre o socialismo radical e a social-democracia.

Na abertura da cerimônia, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), destacou a importância da legenda para o futuro político de Pernambuco e do Brasil. O parlamentar informou que o partido tem uma trajetória bem-sucedida, lembrando que ocupou a Prefeitura do Recife pela primeira vez em 1955, quando Pelópidas da Silveira foi eleito para o cargo.

O deputado também ressaltou que, em 1987, Miguel Arraes se elegeu para seu segundo mandato à frente do Governo de Pernambuco. “No período de 1995 a 1999, voltou a ser eleito governador, tornando-se uma das figuras mais emblemáticas da legenda”, frisou. Segundo Uchoa, a história recente do PSB em Pernambuco ganhou destaque com a eleição de Eduardo Campos para governador do Estado, em 2007, reeleito em 2011. “Cumprimentamos todas as lideranças do partido por tantos feitos realizados”, saudou.

O governador afirmou que as datas são comemoradas, mas o exemplo precisa ser dado todo dia. “Que o PSB continue sua trajetória em favor da população e, quem sabe, a gente comemore, daqui a pouco, seus cem anos de fundação.” Laura Gomes salientou que são 70 anos de muita luta de um partido que tem ideais de liberdade muito fortes. “É preciso convocar a militância para fortalecer, cada vez mais, não só a vida partidária, mas a linha programática do PSB”, pontuou.

O presidente da legenda em Pernambuco, Sileno Guedes, recebeu uma placa comemorativa da Alepe.  Ele afirmou que Pernambuco lançou para o Brasil as melhores experiências do PSB, a partir das lideranças dos governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, que continua com o governador Paulo Câmara. “O partido é muito grande nacionalmente e Pernambuco é muito grande dentro do PSB”, concluiu.