Alepe recebe missão de embaixadores da União Europeia

Em 18/05/2017 - 21:05
Comitiva da União Europeia na Alepe

CERIMÔNIA – Diplomatas participaram de Reunião Solene no Museu Palácio Joaquim Nabuco. Foto: Henrique Genecy

Uma comitiva com representantes diplomáticos de 19 países europeus foi recebida, nesta quinta (18), em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A visita faz parte da Missão Anual dos Embaixadores da União Europeia (UE) no Brasil, que permanece de hoje até o dia 21 no Estado. As atividades propõem o fortalecimento dos laços entre o bloco e o País, e visam, principalmente, a parcerias nas áreas de economia criativa, cultura, turismo e indústria.

A cerimônia no Museu Palácio Joaquim Nabuco foi presidida pelo deputado Joaquim Lira (PSD), integrante da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa. Falando em nome do Poder Legislativo, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Aluísio Lessa (PSB), afirmou que o encontro é importante para abrir um canal de cooperação técnica e de prospecção de negócios.

“Esta Casa sempre participou ativamente do desenvolvimento do Estado, aprovando leis para aperfeiçoar a economia, a cessão de áreas para grandes empreendimentos, concedendo incentivos fiscais do interesse dos arranjos produtivos e fazendo a articulação entre os Poderes”, enfatizou Lessa.

Embaixador da UE no Brasil, João Gomes Cravinho qualificou a visita à Alepe como “uma homenagem às instituições que fazem funcionar a democracia no Brasil”. De acordo com o diplomata português, Pernambuco pode ser um dos grandes beneficiados de um acordo entre o bloco europeu e o Mercosul, devido à posição geográfica e a condições de produção favoráveis.

“Pernambuco é uma parte muito importante do Brasil. Aqui encontramos algumas raízes do caráter brasileiro. Visitar a Casa da democracia no Estado é um particular privilégio e emoção, por ser uma das instituições que permitem o livre debate de ideias, a convivência pacífica e o respeito às garantias e aos direitos dos cidadãos”, expressou.

Participaram da solenidade autoridades da Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suécia e República Checa.

Mais cedo, o grupo foi recebido pelo governador Paulo Câmara num café da manhã, no Palácio do Campo das Princesas. O roteiro de visitas da comitiva inclui o Porto de Suape, o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste, o Porto Digital, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e a fábrica da Jeep em Goiana, além de um seminário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).